Lavar os cabelos com água mineral é bom? Motivos e benefícios
Tomar água mineral traz muitos benefícios para a saúde do corpo. Mas será que lavar os cabelos com água mineral é bom? Talvez você nunca tenha pensado em fazer a lavagem com esse tipo de água (e não apenas com a água que sai do chuveiro!), mas, acredite, essa é uma tendência que tem crescido bastante nos últimos anos.
Por que lavar os cabelos com água mineral?
A água que recebemos no chuveiro é encanada, o que significa que ela passou por todo um processo de purificação até chegar nas nossas casas. Nisso, recebe uma série de aditivos químicos como o cloro – o grande vilão dos fios, já que resseca o cabelo.
Quem pratica natação em piscinas com cloro sabe como isso funciona: depois de um tempo em contato com a água, os cabelos começam a ficar com um aspecto “de palha”, bastante ressecados e sem vida.
As pessoas acostumadas a nadar no mar com frequência também experienciam esse efeito. Afinal, a água conta com cloreto de sódio (por isso é salgada), que tem um efeito semelhante nos fios.
Leia também: Óleo de jojoba para os cabelos: conheça os benefícios e como usar
“Dessa forma, o uso da água mineral para enxaguar os cabelos, vai auxiliar na hidratação, porque os agentes serão eliminados e os fios não ressecarão”, diz Michele Monteiro, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Além disso, o uso da água mineral também traz de volta o brilho dos fios! Se usada fria no último enxágue do banho, ativa a circulação do couro cabeludo, fechando as cutículas.
Não existe segredo: basta lavar o cabelo como de costume e usar a água mineral para o enxágue. Seja de todas as etapas da lavagem, seja apenas na última, para “limpar” os fios dos elementos da água encanada e finalizar o processo.
Fonte: Michele Monteiro, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.