Papa Francisco irá operar por conta de laparocele. O que é?

Saúde
07 de Junho, 2023
Papa Francisco irá operar por conta de laparocele. O que é?

Nesta quarta-feira (07/06), a Sala de Imprensa da Santa Sé (site oficial do Vaticano) informou que o papa Francisco irá passar por uma cirurgia ainda hoje para tratar uma laparocele. A hérnia incisional, como também é chamada a condição, acontece quando pacientes desenvolvem uma hérnia após algum procedimento cirúrgico abdominal (no local da cicatriz). Saiba mais sobre o assunto:

Papa Francisco irá passar por cirurgia

“No final da Audiência Geral, o Santo Padre se dirigiu ao Hospital Universitário A Gemelli onde, no início da tarde, será submetido a uma laparotomia e a uma cirurgia plástica da parede abdominal com prótese, sob anestesia geral. A operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas. A permanência no hospital durará vários dias para permitir o curso normal do pós-operatório e a recuperação funcional completa”, afirmou o comunicado oficial.

Leia também: Pico de pressão gerou sangramento cerebral de Sidney Magal

O que é a laparocele (hérnia incisional)?

Como já explicado, a laparocele é uma hérnia que se forma no abdômen após um paciente ser submetido a uma cirurgia. Ela se dá exatamente no local da cicatriz, e pode acontecer anos após o procedimento. Em julho de 2021, o Papa Francisco teve parte de seu cólon removido em uma operação para tratar a diverticulite (doença inflamatória no intestino).

Para quem não está muito familiarizado com o termo hérnia, trata-se de uma protusão, espécie de nódulo. Ela acontece pelo escape total ou parcial de um órgão ou um tecido através de uma abertura. Isso ocorre, por exemplo, por conta de músculos abdominais enfraquecidos — uma consequência comum de cirurgias realizadas na região.

No caso específico do pontífice, a hérnia provocou uma obstrução parcial do intestino. O processo impede o livre trânsito das fezes no órgão e pode provocar constipação e dores.

Agora, ele será submetido a uma laparotomia, procedimento no qual “empurra-se” a hérnia para dentro do abdômen e coloca-se uma tela no local para evitar que ela aconteça novamente.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Esquizofrenia paranoide
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Esquizofrenia paranoide: entenda a condição

Condição afeta a maneira como a pessoa pensa, sente e se comporta

Diminuir os impactos do tempo seco
Beleza Bem-estar Saúde

Como diminuir os impactos do tempo seco na pele?

Evitar banhos quentes e usar sabonetes líquidos com hidratante são algumas das dicas

mulher sentada no chão, encostada na parede, apresentando os sintomas de esquizofrenia
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Sintomas de esquizofrenia: como identificar e diagnóstico

Entender como a esquizofrenia se manifesta é importante para ajudar no diagnóstico e tratamento precoce.