Kit de primeiros socorros: veja o que não pode faltar

Saúde
16 de Março, 2022
Kit de primeiros socorros: veja o que não pode faltar

Todo mundo ou a maioria das pessoas tem um kit de primeiros socorros em casa. Ainda mais quando toda visita à farmácia torna-se uma oportunidade de renovar o estoque de medicamentos. Principalmente no Brasil, onde existe uma farmácia (ou drogaria) para cada 3.300 habitantes.

De acordo com o Conselho Federal de Farmácia, o país está entre os dez que mais consomem medicamentos no mundo. Entretanto, fazer uma coleção de medicamentos não é recomendado. Sobretudo se não houver prescrição médica, pois a automedicação apresenta muitos riscos à saúde. Por outro lado, alguns itens são importantes para atender a algumas urgências até que você obtenha ajuda profissional.

Veja também: Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 4 abril

Como organizar o seu kit de primeiros socorros

Antes de mais nada, o kit precisa ser útil e incluir itens para primeiros socorros. Caso esteja fazendo um tratamento, não deixe de colocar os medicamentos prescritos pelo seu médico. A farmacêutica Francielle Mathias, da Consulta Remédios, explica que revisar periodicamente o que está guardado também é importante. “As pessoas acabam esquecendo os itens no armário e, na hora de utilizá-los, nem sempre lembram de conferir a validade”, explica. Dessa forma, você evita intoxicações ou outros efeitos prejudiciais à saúde. Outras dicas importantes:

  • Procure orientação médica para os medicamentos e o tratamento adequado.
  • Leia a bula para o armazenamento adequado.
  • Descarte os medicamentos que sobraram após um tratamento. “O ideal é levar o que sobrou para descarte em uma drogaria ou farmácia. Jamais jogue no lixo comum. Além do risco de contaminar o solo, eles podem ser consumidos por animais ou pessoas desinformadas”, orienta a farmacêutica.

O que ter e onde guardar

Afinal, como montar o kit de primeiros socorros perfeito? A seguir, veja alguns itens indispensáveis em sua farmacinha:

  • Água oxigenada.
  • Algodão.
  • Bolsa térmica.
  • Curativos e ataduras.
  • Esparadrapos e gazes.
  • Soro fisiológico.
  • Termômetro digital de axila.
  • Medicamentos prescritos pelo seu médico.

Francielle explica que não há um tamanho certo para o kit doméstico com itens para primeiros socorros. “O ideal é guardar todos os medicamentos que foram indicados pelo médico acompanhados das bulas dentro da mesma caixa”, ensina. Claro, separando os produtos de primeiros socorros para que sejam de fácil acesso.

Além disso, o armário precisa estar fora do alcance de crianças ou pessoas que podem fazer o uso inapropriado da medicação. Por último, não se esqueça de guardar em um local seco e ao abrigo do sol ou calor. Assim você preserva seu kit de forma segura para usá-lo sempre que precisar.

Fonte: Francielle Mathias, farmacêutica da Consulta Remédios.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Medir a pressão arterial
Saúde

Medir a pressão arterial: veja novas recomendações

Veja novas recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma