Quem convive com uma condição crônica de saúde como o diabetes precisa ter alguns cuidados diários para evitar algumas situações de risco, como hipoglicemias ou hiperglicemias. Por isso, ter um kit de emergência para pessoas com diabetes pode ser uma boa saída. Entre os principais itens que não podem faltar no kit estão os medicamentos, mas também insumos que a pessoa precisa para monitorar a glicemia.
Kit de emergência para pessoas com diabetes: saiba o que é necessário
A quantidade e os itens necessários vão variar de acordo com o tipo de diabetes, o tratamento que o paciente segue e a quantidade de horas que ele ficará fora de casa.
Tendo isso em mente, é mais fácil organizar a lista completa dos insumos do tratamento. Mas, em geral, é importante levar consigo:
Cartão de identificação com nome, tipo de diabetes e outras condições que tiver, tipo sanguíneo, se há alguma alergia a medicamento e telefone de um contato de emergência
Lista escrita dos medicamentos e doses que toma diariamente
Mas, se usar insulina, é importante ter consigo também as doses de insulina, com taxa de basal, relação insulina/carboidrato, metas glicêmicas e taxa de sensibilidade à insulina
Além do contato de emergência, é interessante ter o nome e o telefone do médico que o acompanha
Documento com foto e, se houver, a carteirinha do plano de saúde
Insumos para o diabetes
O ideal é conversar com o médico e com a equipe que o acompanha para entender quais seriam os itens mais importantes e as quantidades ideais para levar consigo no seu kit de emergência.
Contudo, em geral é importante carregar os seguintes itens:
O glicosímetro com lancetas, tiras para testar a glicemia e baterias extras (se possível, carregar um aparelho extra)
Seringas e canetas de aplicação de insulina extras, se utilizar
Vidros extras de insulina devidamente armazenados (não congelar o medicamento)
Se utilizar medicamentos orais, carregar quantidade extra para emergências
Insumos da bomba de insulina com quantidade extra
Balas, refrigerantes, sucos, doces, açúcar ou glicose para correção da glicemia em casos de hipoglicemia (queda do açúcar no sangue)
Água
Glucagon, se tiver a prescrição
Cuidados extras com o seu kit de emergência
Evitar expor diretamente ao sol
Se não puder refrigerar a insulina, a recomendação é mantê-la entre 15 e 30 graus
Não congelar a insulina, pois pode perder sua eficácia
Além disso, fique atento às datas de validade da insulina e dos medicamentos. Em especial a insulina: o hormônio depois de aberto tem validade de 30 dias. Na dúvida, leia as recomendações do fabricante.
Prepare-se para imprevistos
Por fim, o ideal é carregar consigo sempre quantidades extras dos insumos para qualquer eventualidade. Por exemplo: perder itens, baterias ou outros insumos que podem vir com defeito ou até mesmo a necessidade de aplicação ou de medição da glicemia podem mudar.
Principalmente, em viagens com diferente fuso horário, pode ser necessário medir mais vezes a glicemia, como também acontecer alguma descompensação da glicemia. Por isso, converse com seu médico para saber como agir nesses casos.