Kirstie Alley, atriz americana, morre de câncer. Veja os principais tipos
Aos 71 anos, a famosa atriz norte-americana Kirstie Alley faleceu na última segunda-feira (5). De acordo com anúncio feito pela família, a americana descobriu “recentemente” um câncer. No entanto, não foram divulgadas outras informações sobre o quadro de saúde da estrela.
A princípio, Alley ganhou visibilidade por seus papéis em “Olha quem está falando” e “Jornada nas Estrelas II: A ira de Khan”. Em 1989, ela chegou a contracenar com John Travolta, e ganhou fama internacional. Além disso, a atriz também é vencedora do Emmy de 1993 pela atuação na minissérie “David ‘s Mother”.
Batalha de Kirstie Alley
Logo após a notícia do falecimento de Kirstie, os filhos da atriz, True e Lillie Parker, publicaram um comunicado nas redes sociais: “Estamos tristes em informar que nossa mãe incrível, feroz e amorosa faleceu após uma batalha contra o câncer, recentemente descoberto”.
Ainda de acordo com os filhos, “ela estava cercada por sua família mais próxima e lutou com grande força, nos deixando com a certeza de sua alegria interminável de viver e de qualquer aventura que venha pela frente. Por mais icônica que ela tenha sido na tela, ela era ainda mais maravilhosa como mãe e avó.”
Leia também: Pelé: afinal, o que é o câncer de cólon e seus sintomas
Tipos de câncer mais frequentes
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o câncer é a segunda principal causa de morte no mundo. Nesse sentido, a doença e é responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018. Ou seja, a nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas à doença.
Além disso, a organização afirma ainda que cerca de um terço das mortes por câncer se devem aos cinco principais riscos comportamentais e alimentares. São eles: alto índice de massa corporal, baixo consumo de frutas e vegetais, falta de atividade física, bem como e uso de álcool e tabaco.
Atualmente, existem mais de 100 tipos de câncer. No entanto, cada câncer traz sintomas próprios e necessita de tratamentos específicos. Nesse sentido, as causas mais comuns de morte são: câncer de pulmão (1,76 milhão de mortes), colorretal (862 mil mortes), de estômago (783 mil mortes), de fígado (782 mil mortes) e de mama (627 mil mortes).
Leia também: Causas do câncer: estudo mostra principais responsáveis por doença