Afinal, existe um jeito certo de correr?

Bem-estar Movimento
22 de Abril, 2024
Afinal, existe um jeito certo de correr?

Quando começamos a nos aventurar dentro do universo da corrida, é normal que surjam algumas dúvidas a respeito do esporte. Uma das primeiras que podem aparecer é se estamos fazendo isso de forma adequada. Mas, afinal, será que existe um jeito certo ou errado de correr?

Existe um jeito certo de correr?

Na internet ou até mesmo nos feeds das nossas redes sociais, é possível encontrar uma infinidade de dicas e truques para correr melhor. Contudo, a treinadora e ultramaratonista Gabi Desiderio, especialista em treinamento feminino e corrida, nos lembra também que cada pessoa tem as suas próprias características individuais.

Por exemplo, você pode ter determinada estrutura física que o leva a correr mais de um jeito ou de outro – e isso não estaria necessariamente errado. “Não existe a postura perfeita para correr. Mas, com o tempo, vamos melhorando nossa técnica pelo simples fato de estarmos treinando e fortalecendo o corpo”, ela explica.

A seguir, Gabi comenta as principais “regras” que a gente encontra quando pesquisa sobre o assunto:

1 – Na hora de correr, a coluna deve estar reta e o tronco levemente inclinado à frente

“O tronco levemente inclinado à frente ajuda a correr mais rápido e a frear menos”, explica. No entanto, a treinadora ressalta que o ideal é não inclinar demais. “Se não, seu impacto aumenta, você começa a bater o pé com mais força no chão e isso aumenta o risco de lesões.”

2 – É preciso elevar os joelhos

De acordo com Gabi, o corpo mais para frente pede que os joelhos fiquem mais altos por conta do desequilíbrio que esse movimento provoca. Desse modo, você aumenta a passada e tende a se deslocar mais rapidamente.

3 – Braços colados ao corpo e em ângulos de 90°

Ela explica que o movimento exato que os braços farão na corrida vai variar de acordo com algumas individualidades. Por exemplo, o tamanho do tronco e a forma como a pessoa se impulsiona. “É muito difícil a gente querer padronizar um mesmo movimento para todo mundo.”

Na corrida, os braços funcionam como pêndulos que ajudam com o impulso e o equilíbrio. “A gente faz força com a perna de trás e empurra o chão para, então, o chão nos empurrar de volta para frente. Como esse movimento gera bastante energia, o nosso tronco tende a girar, e o nosso braço entra para balancear esse giro – é um contrapeso”, afirma Gabi.

4 – O certo é aterrissar com o meio do pé, e não com o calcanhar

Outra dica muito disseminada por aí é a ideia de que quando o nosso pé bate no chão, a primeira parte que deve encostar o solo é o meio do pé, e não o calcanhar.

A treinadora diz que essa característica não é tão relevante assim. “60% dos atletas de elite aterrissam com o calcanhar. Não há nenhuma evidência científica que aterrissar com o calcanhar machuque mais ou prejudique o rendimento”. Para ela, o que conta mesmo é saber absorver bem o impacto da passada – e isso você acaba conquistando com o tempo e com treinos educativos.

Leia também: Biomecânica da corrida: veja a importância e como melhorar

Como descobrir o jeito certo de correr para mim?

“A melhor estratégia é ter a orientação de um profissional de Educação Física. Ele vai analisar o que você precisa para melhorar a sua postura na corrida. E vai te orientar a realizar alguns exercícios de fortalecimento, se necessário”, finaliza Gabi.

Fonte: Gabi Desiderio, treinadora, ultramaratonista e especialista em treinamento feminino e corrida.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

O descanso também também faz parte
Movimento

O descanso também também faz parte

Manter o corpo em movimento costuma ser associado a esforço, disciplina e constância. Mas você já parou para pensar que evoluir também envolve saber a hora

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento
Movimento

Mudando a rotina de treinos durante o tratamento

Se você já tem uma rotina de treinos e iniciou o tratamento com medicação para obesidade e/ou diabetes, é natural surgir a dúvida: o que muda

Movimento

Sem energia? O movimento pode ser seu aliado

Tem dias em que o corpo parece sem energia, e só de pensar em se exercitar já dá cansaço. Isso é bem comum de acontecer, especialmente