Icodec: novo tipo de insulina semanal pode transformar o tratamento de diabetes; Entenda

Saúde
30 de Junho, 2023
Icodec: novo tipo de insulina semanal pode transformar o tratamento de diabetes; Entenda

Uma novidade da ciência está prestes a trazer mais conforto para os pacientes diabéticos: a insulina semanal. Chamado Icodec, o novo tipo de hormônio, em fase de testes, dispensa a aplicação diária para o controle de diabetes, reduzindo o número de picadas por ano a 54, e não mais 365, como funciona atualmente com a insulina tradicional. 

Hoje, mais de 13 milhões de pessoas vivem com a doença no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, esse dado representa cerca de 6,9% da população nacional. Portanto, o novo tipo de insulina entra como um tratamento mais flexível e com potencial de ter maior aderência por parte dos pacientes. 

“Temos hoje insulinas que a gente chama de  insulina basal, que mantém um nível constante de insulina durante todo o dia, mas essa insulina dura 24 horas. Então, o paciente tem que aplicá-la todos os dias, e a semanal vai trazer esse conforto”, esclarece Maria Elisabeth Rossi da Silva, chefe da Unidade de Diabetes do Serviço de Endocrinologia e Metabologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Insulina semanal: Como funciona? 

O formato do Icodec é semelhante a insulina tradicional, que se assemelha a uma caneta. A aplicação também segue os mesmos moldes e deve ser aplicada no tecido subcutâneo. Contudo, a diferença é que ao ser aplicado, o icodec se liga a proteínas do sangue, permitindo que a liberação da insulina seja gradual, completando os 7 dias e dispensando a necessidade de reaplicação após 24h. 

Além disso, de acordo com a médica Maria Elisabeth, os resultados apresentados pela tecnologia têm ação semelhante ou até mesmo superior à insulina diária. 

Estudo sobre o efeito da insulina semanal

Para avaliar os efeitos da insulina semanal, os pesquisadores contaram com a participação de 588 participantes de 11 países diferentes. Todos eles foram acompanhados por 26 semanas.

Ao final do estudo, os pesquisadores identificaram uma redução de hemoglobina glicada de 8,6% para 7% entre as pessoas que utilizam o Icodec. Esse exame mostra a média do valor da glicemia, e portanto, é o mais utilizado para acompanhar a avaliação dos pacientes com diabetes.

Além disso, os pesquisadores não identificaram diferenças em relação ao peso, mas notaram o aumento da qualidade de vida dos pacientes.

“Os resultados apontaram a eficácia do tratamento com Icodec uma vez por semana, demonstrando que o medicamento semanal pode fornecer uma alternativa de dosagem mais simples à insulina basal diária em pessoas com diabetes”, conclui André Vianna, médico endocrinologista e um dos autores de uma pesquisa.

Quando a insulina semanal estará disponível no Brasil?

Após os estudos, a aprovação do medicamento desenvolvido pelo laboratório Novo Nordisk está em andamento e deve ser avaliada entre 16 a 24 meses. Assim, a previsão de chegada ao mercado é até 2024.

Veja também: Alimentação inadequada pode responder por até 70% dos casos de diabetes tipo 2

 

Referência: Jornal da USP.

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!