Sogroya: Injeção semanal para deficiência de hormônio do crescimento é liberada

Saúde
26 de Setembro, 2023
Sogroya: Injeção semanal para deficiência de hormônio do crescimento é liberada

Nesta segunda-feira, 25/09, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do Sogroya no Brasil. O medicamento da farmacêutica Novo Nordisk é indicado para o tratamento da deficiência do hormônio do crescimento (GH), tanto em crianças como adultos, via injeção semanal. Com uma abordagem inovadora, o novo medicamento funciona como uma caneta, semelhante ao Ozempic. Saiba mais a seguir!

Veja também: Messi: Entenda a deficiência de crescimento do craque

Deficiência do hormônio do crescimento: o que é?

A deficiência de hormônio de crescimento (DGH) é uma condição rara, mas com forte impacto sobre a vida de crianças e adultos. Estima-se que a prevalência da doença seja de 1 em cada 4 mil crianças. 

A causa da deficiência pode estar relacionada a forma congênita, adquirida através de infecções, tumores, traumas ou até mesmo outras deficiências que atinjam a hipófise (glândula localizada no cérebro). 

Além do crescimento restrito, a deficiência tem outros sintomas característicos, como por exemplo:

  • Cabelos finos;
  • Dentição atrasada;
  • Dores de cabeça;
  • Voz estridente (agudo e nasal);
  • Atraso no desenvolvimento sexual.

Por fim, para chegar ao diagnóstico clínico, além dos sintomas, exames laboratoriais (imagem e sangue) e testes de produção de hormônio de crescimento são levados em consideração.

Sogroya: o que muda com o novo tratamento?

O foco do tratamento é chegar a uma estatura padrão (dentro da normalidade populacional). Além disso, quanto antes a deficiência for descoberta, maiores são as chances de reversão através da reposição hormonal. Até então, o tratamento para deficiência do crescimento contava com aplicações de terapia hormonal de uso diário, fator que influenciava no sucesso e adesão do tratamento. 

Contudo, a nova injeção para deficiência de crescimento anunciada pela Novo Nordisk traz um modelo diferente de aplicação subcutânea realizada semanalmente apresentando os mesmos efeitos do tratamento anterior. Assim, o mais interessante é que essa proposta reduz em até 85% o número de aplicações por ano, o que também aumenta as possibilidades de adesão do tratamento de forma contínua. Portanto, nesse novo cenário, as aplicações caem drasticamente de 365 para apenas 52. 

“Além dos sintomas físicos, a deficiência de hormônio de crescimento em crianças (DGH) e adultos (ADGH) pode apresentar um impacto emocional e psicológico, com interrupção das atividades diárias para acomodar as injeções frequentes. Estamos entusiasmados com este novo tratamento semanal. O que significa que os pacientes se beneficiariam de 313 dias sem injeção por ano”, disse a gerente médica da Novo Nordisk, Erika Miyamoto Fortes.

Injeção para deficiência de crescimento: Quando o novo medicamento estará disponível no Brasil? 

Embora já tenha sido aprovado pela ANVISA, até o momento, a data de lançamento não foi divulgada. Além disso, outras características da medicação como o preço, por exemplo, ainda será aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

ANVISA

MANUAL MSD SAÚDE;

 

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show