Infecções urinárias em bebês: como surgem e como tratar

Gravidez e maternidade Saúde
07 de Dezembro, 2022
Infecções urinárias em bebês: como surgem e como tratar

As infecções urinárias são bastante comuns entre os adultos – especialmente nas mulheres no pós-menopausa. No entanto, apesar de ser menos frequente, bebês também podem sofrer com essas condições de saúde. 

De acordo com o  Dr. Paulo Telles, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria, a infecção urinária pode acontecer em todas as idades, do recém-nascido ao idoso. “O bebê pode apresentar infecção de urina por ter alguma má formação do trato urinário, ou por passagem de alguma bactéria pelo sangue ou pela uretra”, explica.

Sintomas de infecções urinárias em bebês

Por isso, é muito importante que os pais ou responsáveis se mantenham atentos aos sintomas. Segundo o médico, nesses casos, os sintomas podem ser menos específicos. Afinal, a criança não consegue comunicar quando sente ardor ou dificuldade ao urinar, por exemplo. 

“Os sintomas podem ser apenas uma febre sem sinais localizados, diminuição do ganho de peso, piora das mamadas, sonolência e também presença de sangue ou mudança de cheiro e cor da urina”, diz. 

Leia também: Infecção urinária na gravidez: Principais sintomas e riscos

Diagnóstico e tratamento

Após identificar os sintomas, é fundamental buscar avaliação médica. O diagnóstico da infecção urinária em bebês deve ser feito por exame de urina e urocultura para identificar a presença da bactéria, leucócitos e sangue. 

“O tratamento deve ser à base de antibiótico, e, dependendo da idade da criança e gravidade da infecção, pode ser via oral ou endovenosa”, continua. “O ultrassom deve ser realizado de forma complementar, para avaliar a anatomia das vias urinárias, e, se preciso, outros exames para ver função e cicatriz renal.”

Assim, para evitar o retorno das infecções, podem ser feitas tantas adaptações no estilo de vida, como ajustes na higienização e troca das fraldas do bebê. Além disso, o médico também pode recomendar o uso de antibióticos profiláticos, que podem ser essenciais para evitar essa condição em casos de má formação das vias urinárias.

Fonte: Dr. Paulo Telles, pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Transplante de rim
Saúde

Transplante de rim: órgão doado faz falta? Quem pode doar? Entenda

Indicado para pessoas com doença renal crônica, transplante do novo órgão permite que o corpo volte a filtrar e eliminar líquidos e toxinas

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

Que horas o mosquito da dengue mais pica
Saúde

Que horas o mosquito da dengue mais pica?

Veja quais são os principais horários e como se prevenir da doença