Infecção dentária deixa surfista brasileiro em coma. Entenda

Saúde
08 de Setembro, 2022
Infecção dentária deixa surfista brasileiro em coma. Entenda

O surfista brasileiro Júnior Enomoto, conhecido como “Japa”, está hospitalizado em Bali, na Indonésia desde agosto. De acordo com o último boletim médico, Japa teve uma infecção pulmonar causada por uma bactéria. No entanto, a origem do problema foi uma infecção dentária, que acabou deixando o surfista em coma.

De acordo com o cirurgião-dentista Flávio Pinheiro, as infecções odontogênicas têm origem periodontal ou periapical. Após o diagnóstico, é fundamental iniciar o tratamento, evitando assim que a condição progrida para os espaços fasciais ou até a morte. No caso do surfista, os médicos encontraram uma cavidade no pulmão esquerdo. Agora, de acordo com o pneumologista, possivelmente o brasileiro será submetido a uma cirurgia.

Leia mais: Cárie: entenda como a doença interfere no treino

Como tratar uma infecção dentária?

Segundo Flávio, o protocolo de tratamento mais comum para as infecções odontogênicas é a remoção da “causa”, ou seja, daquilo que está causando a infecção. “Essa remoção é feita através de exodontias ou tratamento endodôntico, seguida de drenagem da secreção purulenta e antibioticoterapia”, explicou.

Ainda segundo o especialista, os dentistas devem sempre estar atentos de que essas infecções ocasionalmente podem tornar-se graves e pôr a vida em risco em um curto prazo de tempo.

“Os casos gravíssimos, isto é, quando a infecção evolui e o paciente morre ocorrem quando a infecção dentária atinge áreas distantes do processo alveolar. No entanto, a maioria dos processos infecciosos em seus estágios iniciais podem ser controlados com intervenção cirúrgica e antibióticos”, ponderou.

Por fim, o dentista afirmou que fatores como a demora na procura do atendimento especializado, a demora do uso de antibióticos, condições sistêmicas imunossupressoras do paciente e a virulência do microrganismo podem contribuir para a rápida disseminação do processo infeccioso.

“É muito importante procurar, imediatamente, um cirurgião-dentista e informá-lo sobre as condições que favorecem a progressão da doença, porque a partir disso, é necessário que o profissional aja com a finalidade de diagnóstico de um quadro de potencial gravidade”, finalizou.

Fonte: Flávio Pinheiro, cirurgião-dentista.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show