Como proteger a imunidade dos idosos no frio?
Com a chegada do inverno, as temperaturas em diferentes regiões do país tendem a cair. Devido a isso e a outros fatores, a saúde pode ser afetada – sobretudo a de pessoas mais velhas. E aí, uma preocupação aparece: como cuidar da imunidade dos idosos no inverno?
Imunidade dos idosos no inverno
Gripes, resfriados, asma, pneumonias… As doenças respiratórias são ainda mais recorrentes e perigosas no inverno.
De acordo com a médica geriatra Simone de Paula Pessoa Lima, da clínica Saúde no Lar, os idosos estão mais propensos a contrair esse tipo de infecção durante períodos frios por conta de uma combinação de fatores fisiológicos e ambientais.
O primeiro deles diz respeito à idade. “Com o envelhecimento, o sistema imunológico torna-se menos eficiente, o que reduz a capacidade do corpo de combater doenças. O sistema respiratório também sofre mudanças que diminuem as defesas contra novas infecções”, explica a especialista.
Os idosos com condições crônicas, como problemas cardíacos e pulmonares, ficam mais suscetíveis a uma piora de seus quadros. Além disso, o ambiente frio favorece a aglomeração de pessoas em locais com pouca ventilação, facilitando a disseminação de vírus e bactérias.
Leia também: Nova vacina contra Covid disponível no SUS: principais dúvidas
A mobilidade também é afetada
Mas não são apenas as vias respiratórias que podem sofrer com as quedas nas temperaturas. A mobilidade dos idosos também é afetada, uma vez que as dores no corpo e nas articulações aumentam. “Isso ocorre porque há a contração dos músculos e dos tendões, aumentando a rigidez articular. Além disso, pode ocorrer uma redução da circulação sanguínea nas extremidades, agravando a dor em condições como artrite”, diz a médica.
Isso sem contar que, no inverno, ficamos menos ativos. O que pode contribuir para a perda de flexibilidade e de força muscular, exacerbando problemas de mobilidade.
Leia também: Como melhorar a imunidade e resfriados no frio?
Como manter a saúde e a imunidade dos idosos no frio?
A especialista elenca dicas essenciais:
- Manter a casa aquecida e com ventilação para a circulação do ar: “pode ser necessário o uso de aquecedores dependendo da região. E as roupas devem ser adequadas para manter a temperatura corporal”;
- É importante garantir uma boa hidratação, mesmo que a sensação de sede seja menor no inverno;
- A vacinação contra a gripe e a pneumonia é uma forma de prevenção de infecções. A utilização de máscaras em ambientes com circulação do vírus (como hospitais) também;
- A prática de exercícios físicos leves e regulares pode ajudar a manter a mobilidade e a saúde cardiovascular e, além disso, investir em uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, pode fortalecer o sistema imunológico;
- Monitorar a saúde mental é igualmente importante, pois o isolamento social e a menor exposição ao sol podem contribuir para a depressão sazonal.
Fonte: Simone de Paula Pessoa Lima, médica geriatra mineira da Saúde no Lar.