Icterícia neonatal: o que é, causas e tratamento

Gravidez e maternidade Saúde
16 de Dezembro, 2021
Icterícia neonatal: o que é, causas e tratamento

A icterícia, também conhecida como icterícia neonatal ou hiperbilirrubinemia neonatal, é o termo usado para descrever a coloração amarelada na pele, mucosas e também nos olhos de bebês recém-nascidos. A condição é causada pelo aumento na concentração e pigmentação de bilirrubina no sangue. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, é um dos sinais mais frequentes no período neonatal, aparecendo de cerca de 60 a 80% dos recém-nascidos (RN). 

Geralmente, a condição acontece ainda na primeira semana de vida, quando o fígado ainda é pouco desenvolvido e incapaz de metabolizar a substância encontrada na bile. Conheça agora as causas, sintomas e tratamento da icterícia.

Leia mais: Doenças do recém-nascido: 4 condições que merecem atenção

Causas da icterícia

A mudança na cor da pele do bebê pode acontecer por conta de doenças sanguíneas, como as anemias falciforme e hemolítica, por exemplo. A incompatibilidade do sangue do bebê com o da mãe também pode ser uma das causas. Por fim, o consumo do leite materno também pode ser uma das causas da icterícia neonatal. 

Doenças do fígado, como síndrome de Crigler-Najjar, síndrome de Gilber e doença de Gaucher, além de doenças congênitas e infecções durante a gravidez, também podem interferir no metabolismo da bilirrubina, causando dessa forma a icterícia.

Leia mais: Cordão umbilical: saiba o que é e como cuidar nos primeiros dias do bebê

Diagnóstico

Para diagnosticar a icterícia, o pediatra realiza um exame físico na criança que identifica a coloração amarelada no corpo. Com o auxílio desse exame, o especialista consegue escolher o melhor tratamento. Além disso, o médico também pode solicitar uma análise mais profunda do sangue, com exames que incluem teste do pezinho, dosagem de glicose, tipagem sanguínea da mãe e dosagem de bilirrubina. 

Tratamento da icterícia neonatal

A fototerapia é o principal tratamento para icterícia no bebê. Portanto, para realizá-la, a criança deve estar em um bercinho apenas de fralda para ser exposta a uma luz especial. Dessa forma, as ondas absorvem a bilirrubina em excesso e controlam a concentração no sangue. 

Os olhos do bebê recebem proteção durante o procedimento com uma máscara protetora. O tempo de tratamento varia de acordo com idade e peso do recém-nascido. No entanto, independetemente da causa da icterícia neonatal, o tratamento deve ser feito o quanto antes. Por fim, se a causa estiver ligada a uma doença específica, o tratamento deve ser orientado pelo pediatra, incluindo antibióticos, corticóides, hormonioterapia ou transfusão.

Leia mais: Acne neonatal: O que é e como tratar?

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

celulite no rosto
Saúde

Celulite no rosto? Entenda como uma infecção bacteriana traz riscos à saúde

Diferentemente das ondulações indesejadas no bumbum, a celulite no rosto é uma doença que precisa ser tratada com antibióticos

ficar muito tempo sentado
Saúde

Quanto tempo você passa sentado? Um novo estudo aponta riscos de ficar muito tempo nessa posição

Passar horas seguidas sem se mexer aumenta o risco de morte por doenças cardiovasculares e outras enfermidades, segundo pesquisadores dos EUA

madonna no brasil
Bem-estar Saúde

Madonna no Brasil: dicas de saúde para se preparar para o show

Espetáculo gratuito, no próximo sábado (4), deve reunir mais de 1,5 milhão de pessoas; Veja dicas para aproveitar o show