Hora do rush: Veja algumas dicas de como relaxar

Bem-estar Equilíbrio
14 de Fevereiro, 2020
Hora do rush: Veja algumas dicas de como relaxar

Dirigir, aproveitar o momento para ouvir sua música preferida e pensar na vida pode ser algo prazeroso. No entanto, qualquer pessoa se estressa ao enfrentar o caos diário do trânsito, não é mesmo? O que acontece por diversos motivos, como acidentes e hora do rush. 

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), de 13% a 17% dos motoristas brasileiros apresentam algum distúrbio comportamental durante o trânsito desencadeado pelo estresse.

Se o congestionamento comum da hora do rush faz parte do seu dia, não se estresse. Preparamos algumas dicas para você encarar o trânsito com mais tranquilidade e calma.

Tenha humor para relaxar

Uma ótima maneira de se distrair da situação é inventar histórias sobre as pessoas ao seu redor e tentar adivinhar quais são seus pensamentos.

Leia também: Estresse: Veja que é possível usá-lo a seu favor

Assim, ao despertar seu senso de empatia, o ambiente poderá se suavizar, e o foco no estresse diminuirá. Além disso, seu trajeto também pode se tornar mais interessante e divertido.

Faça alongamentos para evitar tensão

Por ficar muito tempo parado na mesma posição, você pode ficar com os músculos tensos e aumentar ainda mais o estresse. Portanto, quando estiver parado no trânsito, tente aproveitar para fazer alguns alongamentos. Isso lhe ajudará a relaxar.

Use seu senso de toque

Envolver algo tátil em suas mãos também pode ser uma ótima opção. Algumas pessoas gostam de passar os dedos em pedras preciosas ou se acalmar com conchas do mar. 

Dessa forma, esses objetos aconchegantes nos ajudam a nos sentir mais centrados e concentrados. 

Use aromaterapia

Embora a ciência não tenha comprovado a eficiência dos óleos essenciais e da aromaterapia, alguns estudos mostraram que eles podem ajudar a reduzir o estresse.

Para praticar aromaterapia durante seu trajeto, pingue algumas gotas do óleo essencial em um lenço de papel. À medida que inspira, é possível que sua frequência cardíaca diminua e você se sinta melhor.

Ouça sua música favorita

A música possui diversos benefícios, por isso pode ser uma barreira para os barulhos externos. Ouvir sua música preferida diminui o estresse e a tensão muscular, que contribuem para o estresse e ansiedade

Leia também: Os benefícios da música para a saúde

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

menina com ritmo circadiano saudável dormindo na cama durante as férias
Bem-estar Gravidez e maternidade

Férias escolares: como manter um ritmo circadiano saudável?

Manter um ritmo circadiano saudável por meio de uma rotina consistente é fundamental para o bem-estar físico e mental.

mãos segurando um tapete de ioga
Bem-estar Movimento

Treinar no frio dá menos resultado? Especialista responde

As temperaturas mais baixas do inverno fazem com que o corpo demore mais para aquecer. O que pode dar a sensação de que treinar no frio

chá de hortelã-pimenta
Alimentação Bem-estar

Chá de hortelã: conheça os benefícios da bebida

O chá de hortelã-pimenta é uma bebida deliciosa, para ser saboreada a qualquer hora do dia