Hipnoterapia: O que é, como funciona e benefícios
Você já pensou em se livrar de um mau hábito, de uma fobia antiga ou se manter firme na dieta? Se a resposta for positiva, saiba que existe uma forma de ajudar com esses objetivos: a hipnoterapia.
Hipnoterapia é um conjunto de técnicas que usa a concentração e o foco para acessar informações internas, que permitem alterar condições e comportamentos indesejados. Como medos, fobias, insônia, depressão, estresse, dores crônicas e muitos outros.
Portanto, seu verdadeiro foco é ajudar o indivíduo a atingir um estado de atenção, com o qual será possível ter acesso ao subconsciente e, assim, usar as informações contidas nele para fazer as mudanças necessárias.
Assim, a hipnoterapia é uma ferramenta eficaz para promover transformações. Além disso, ela atua como coadjuvante em tratamentos psicológicos e psiquiátricos, e também pode ser aplicada em áreas como educação, recursos humanos e direito criminal.
Como funciona?
Normalmente, o hipnólogo irá realizar uma anamnese com o paciente, que é uma entrevista na qual ele irá procurar entender o problema em questão e como ele poderá ser solucionado.
Logo após, o profissional irá explicar como funciona a hipnose e iniciar o relaxamento do paciente. Ou seja, ele deixará a pessoa o mais confortável possível, para que ela alcance um estado de calma e tranquilidade absoluto.
Então, é hora de realizar um aprofundamento no subconsciente do paciente, em que ele vai estabelecer uma comunicação direta. Com isso, o hipnólogo começará a fazer “sugestões” para a mente da pessoa para tratar o problema. Por último, o paciente é retirado do transe.
Leia também: Terapia vibracional: O que é e quais os benefícios
Durante a hipnose, é importante lembrar que o subconsciente não irá aceitar sugestões que prejudiquem o indivíduo.
Benefícios
A hipnose promove um equilíbrio entre os estados consciente e inconsciente, ajudando-o a lidar melhor com emoções que o incomodam. Veja abaixo alguns dos benefícios:
- Promove o acesso ao inconsciente;
- Ajuda no tratamento da ansiedade;
- Eficaz contra a obesidade e o alcoolismo;
- Direcionada para o problema do paciente;
- Motiva a quebra de crenças limitantes;
- Auxilia no tratamento de dependência química;
- Desenvolve estados de alto rendimento;
- Melhora a capacidade de concentração.