Hiperplasia gengival: sintomas, causas e tratamentos

4 de agosto, 2022

Sorrir para uma foto pode parecer natural para muita gente, mas, às vezes, alguns desconfortos relacionados aos dentes podem ficar no caminho dos cliques. Assim, é o caso da hiperplasia gengival, uma condição caracterizada pelo crescimento excessivo da gengiva. 

Leia também: Inflamação da gengiva pode contribuir para a proliferação do coronavírus

Hiperplasia gengival: a condição que faz as gengivas crescerem demais

De acordo com o cirurgião-dentista Professor Dr. Demétrio Ajuz, esse crescimento excessivo acontece por conta do aumento do número de células na gengiva. “A condição pode acometer ambos os sexos e tem relação direta com a má higiene oral”, explica. 

E não é só isso: a hiperplasia gengival pode ter também causas desconhecidas (chamadas idiopáticas), além da má higiene bucal. Nesse caso, são acometidos principalmente pacientes com próteses parciais e aparelhos ortodônticos. A hiperplasia também pode ser causada por uso de medicamentos, que diminuem o fluxo salivar e o metabolismo dos tecidos periodontais. 

Leia também: Beijar queima calorias e fortalece a imunidade: Confira mais benefícios do beijo

“Esse distúrbio se apresenta de diversas formas: pode ser mais brando, com um pequeno aumento de volume da gengiva entre os dentes, ou com crescimento excessivo, podendo cobrir todo o elemento dentário”, de acordo com o cirurgião-dentista. “Em ambos os casos a gengiva fica mais vermelha, muito suscetível ao sangramento, que pode ser espontâneo ou ao toque, mau cheiro pelo acúmulo de alimentos sob a gengiva e dificuldade da higiene, além de dor.”

Por fim, sobre os tratamentos indicados para a hiperplasia gengival, na maioria dos casos ela acontece por meio da remoção da causa, o que melhora o quadro inflamatório do paciente. “Porém, em alguns casos, a regressão da gengiva só acontecerá com uma simples cirurgia realizada pelo médico dentista”, finaliza. 

Leia também: Cuidados odontológicos na UTI reduzem risco de morte durante internação

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.