Como manter a boa hidratação da pele no inverno?

Beleza Bem-estar
15 de Junho, 2023
Como manter a boa hidratação da pele no inverno?

Há aqueles que amam a estação mais fria do ano, e aqueles que preferem o calor. Mas deixando as opiniões de lado, uma coisa é certa: durante essa época, é comum percebermos a nossa cútis mais ressecada e irritada. Para evitar o problema, vale reforçar alguns cuidados a fim de manter a boa hidratação da pele no inverno. Saiba mais:

Como manter a boa hidratação da pele no inverno?

De acordo com a médica dermatologista Dra. Natássia Pizani, as temperaturas mais baixas e o tempo mais seco — características típicas do inverno — tendem a agredir a nossa pele. Como consequência, podemos senti-la mais ressecada e, eventualmente, mais propensa a irritações e até dermatites (inflamações nas camadas mais superficiais da pele).

Além disso, alguns hábitos que costumamos ter no frio, como banhos quentes e demorados e menor ingestão de água, contribuem para danificar a barreira de proteção da região.

Por isso, é muito importante tomar cuidados extras nessa época do ano! O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) elenca alguns:

  • Beber, no mínimo, dois litros de água por dia;
  • Evitar banhos quentes e muito demorados;
  • Evitar ensaboar-se demais ou usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo);
  • Aplicar o hidratante logo após sair do banho – ainda no banheiro –, uma vez que isso ajuda na penetração do creme;
  • Para peles oleosas e acneicas, evitar hidratante comum nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax, por exemplo). Em vez disso, priorizar produtos oil free nesses locais;
  • Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras;
  • Usar filtro solar diariamente – mesmo em dias nublados!

Leia também: Protetor solar no inverno: por que você não deve abandoná-lo

Produtos mais indicados para garantir a hidratação da pele no inverno

A médica dermatologista recomenda usar (e abusar!) especialmente de três tipos de produtos:

Emolientes

“São substâncias que agem formando uma espécie de camada protetora na pele, prevenindo a perda de água”, explica a especialista.

Como exemplos, ela cita óleos vegetais, ácidos graxos e lipídios mais gordurosos. Eles geralmente possuem uma consistência mais fluida e espalham facilmente.

Umectantes

Os itens umectantes, por outro lado, “são moléculas que ‘atraem’ a água para a superfície cutânea, prevenindo a perda hídrica.”

Destacam-se a glicerina, o D-pantenol e o ácido hialurônico.

Hidratantes

Por fim, mas não menos importante, os hidratantes “têm a capacidade de permear a camada córnea, a parte mais externa da epiderme. Por isso, agem profundamente e por toda a extensão da pele”, diz a Dra. Natássia Pizani.

Os queridinhos da vez, por exemplo, são os hidratantes com tecnologias prebióticas. “Ótimas opções. Para entender esse conceito, devemos saber que a pele carrega um ecossistema, onde habitam bactérias e fungos que coexistem de forma harmoniosa e são essenciais para a saúde da mesma. Esse conjunto de micro-organismos é conhecido como microbioma”, explica a profissional.

Assim, os compostos prebióticos presentes nesses produtos (geralmente açúcar ou fibras, explica a médica) servem como “alimento” para os bichinhos nativos da flora cutânea — estimulando a sua proliferação e o seu equilíbrio e fortalecendo o sistema imune da pele. Peles sensíveis ou secas podem se beneficiar ainda mais dessas vantagens.

Leia também: Como cuidar da pele do rosto em cada fase da vida

NEUTROGENA® Norwegian Formula

Especialmente desenvolvido para peles secas, extra-secas e sensíveis*, o NEUTROGENA® Norwegian Formula possui tripla ação hidratante que repara a barreira cutânea, minimizando o aspecto esbranquiçado e a descamação causados pelo ressecamento excessivo.

A nova fórmula foi criada com a ajuda de dermatologistas e conta com aveia prebiótica, que acalma, nutre e fortalece a cútis. Confira a Campanha de Inverno!

*Na versão sem fragrância.


Leia também:

Dia dos Pais fondue saudável
Alimentação Bem-estar Receitas

Fondue saudável: confira algumas substituições mais equilibradas!

Quando as temperaturas caem, uma noite de fondue é uma excelente pedida

chocolate quente fit
Alimentação Bem-estar

Chocolate quente fit é opção saudável para festa junina. Veja receitas!

Nessa época, algumas comidas ganham protagonismo, como caldos, bebidinhas quentes e doces típicos. Veja como fazer um chocolate quente fit!

Por quanto tempo devo tomar ômega
Alimentação Bem-estar

Por quanto tempo devo tomar Ômega 3?

Muitas pessoas se perguntam: Por quanto tempo devo tomar ômega 3? Veja recomendações importantes sobre o consumo prolongado