Hepatite aguda e Covid em crianças podem estar relacionadas, diz estudo

Saúde
16 de Maio, 2022
Hepatite aguda e Covid em crianças podem estar relacionadas, diz estudo

As primeiras descobertas científicas sobre a relação entre a hepatite aguda e Covid em crianças começam a surgir. De acordo com estudo publicado no The Lancet Gastroenterology & Hepatology, a infecção por SARS-CoV-2 é capaz de criar reservatórios virais na parte gastrointestinal no público infantil.

Eles persistem mesmo após o diagnóstico negativo à doença pandêmica e podem ocasionar em uma liberação repetida de proteínas virais. Como consequência, leva a uma resposta exacerbada das células T de defesa, especialmente depois de serem infectados por outros vírus e/ou bactérias – como o adenovírus relacionado a hepatite aguda.

Entretanto, o grande problema dessa alta produção imune é que o organismo começa a criar cascatas inflamatórias para que as células de defesa tenham realmente onde agir. A Síndrome Inflamatória Multissistêmica (MIS-C) observada em crianças em 2020, por exemplo, foi em decorrência disso.

Leia mais: Hepatite aguda desconhecida: como proteger as crianças?

Hepatite aguda e Covid em crianças: afinal, o que se sabe?

Assim, uma das conclusões apontadas pelos estudiosos é que o organismo infantil, anteriormente infectado pela Covid-19, torna-se mais suscetível a infecções gastrointestinais devido aos reservatórios virais presentes no seu corpo e em por causa da produção descompensada de células autoimunes.

Portanto, a resposta de combate do organismo ao adenovírus torna-se muito mais agressiva e pode fazer com que os pequenos acabem desenvolvendo o quadro de hepatite aguda.

A principal justificativa de dados aparece em Israel: onze dos 12 pacientes infantis com a doença de causa misteriosa tiveram Covid-19 nos últimos meses.

Vale lembrar que os casos não podem ser associados com a vacina contra o coronavírus. Isso porque o público infantil em questão não tinha idade o suficiente para receber nenhum dos imunizantes disponíveis no país.

Leia mais: Hepatite aguda infantil e Covid-19: afinal, existe relação entre a doença e a vacina?

Os principais sintomas da hepatite aguda misteriosa

A Agência Nacional de Saúde do Reino Unido reuniu os principais sinais da doença para que os pais fiquem alertas e prontos para notificá-la se necessário. Veja quais são:

  • Urina escura;
  • Fezes pálidas ou cinzas;
  • Coceira na pele;
  • Olhos e pele amarelados (icterícia);
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Temperatura alta;
  • Enjoo e náuseas;
  • Cansaço o tempo todo fora do normal;
  • Perda de apetite;
  • Dor de barriga.

Leia também:

Transplante de rim
Saúde

Transplante de rim: órgão doado faz falta? Quem pode doar? Entenda

Indicado para pessoas com doença renal crônica, transplante do novo órgão permite que o corpo volte a filtrar e eliminar líquidos e toxinas

Endometriose e saúde mental
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Endometriose e saúde mental: como cuidar de si mesma?

Desconfortos podem causar uma série de desafios emocionais, por isso é importante cuidar da saúde mental

Que horas o mosquito da dengue mais pica
Saúde

Que horas o mosquito da dengue mais pica?

Veja quais são os principais horários e como se prevenir da doença