Hepatite aguda desconhecida: saiba como proteger as crianças

Saúde
12 de Maio, 2022
Hepatite aguda desconhecida: saiba como proteger as crianças

O surto de hepatite aguda desconhecida têm atingido, cada vez mais, novas crianças em todo o mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na última terça-feira (10), que há 348 casos suspeitos registrados em vários países. O Brasil, por exemplo, contabiliza 20 casos suspeitos de hepatite aguda infantil até agora.

Autoridades de todo o mundo tentam descobrir as causas da doença que provoca sintomas como febre, mal estar, dor no corpo, diarreia, vômito, dor abdominal e icterícia – coloração amarelada dos olhos – em crianças com idade entre 6 meses e 16 anos. Por enquanto, a orientação é de que os profissionais da saúde notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito para investigação.

Leia mais: Hepatite aguda infantil: o que é e como identificar os sinais

Entenda o surto de hepatite aguda desconhecida

Há poucas semanas, a OMS emitiu um alerta sobre um surto de casos de hepatite aguda infantil de causa desconhecida. O Reino Unido identificou os primeiros dez casos em crianças com menos de dez anos e sem doenças pré-existentes. Desde então, cientistas do mundo todo tentam descobrir o que está causando a doença. 

O que é hepatite?

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, como infecções virais, por exemplo. O consumo excessivo de álcool, bem como certos medicamentos e substâncias tóxicas, também podem causar a doença. Na hepatite autoimune, o próprio sistema imunológico do corpo ataca o fígado.

Até o momento, são conhecidos os vírus da hepatite A, B, C, D e E. No entanto, nenhum desses patógenos infectou as crianças acometidas pelo surto de hepatite atual. A hepatite súbita e grave em crianças previamente saudáveis ​​é incomum, por isso casos suspeitos são preocupantes.

Como evitar a hepatite aguda desconhecida

De acordo com a OMS, para prevenir infecções, medidas básicas de higiene, como lavar as mãos e cobrir a boca ao tossir ou espirrar são fundamentais. Além disso, “o mais importante é ficar atento aos sintomas e procurar atendimento médico imediatamente”, informa o médico Leandro Soares Sereno, assessor de Prevenção e Controle de Hepatites Virais da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), em comunicado.

Saiba identificar os sintomas

De acordo com a agência de saúde do Reino Unido, os sintomas mais comuns do surto de hepatite desconhecida em crianças são:

  • Urina escura;
  • Fezes pálidas ou cinzas;
  • Coceira na pele;
  • Olhos e pele amarelados (icterícia);
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Temperatura alta;
  • Enjoo e náuseas;
  • Cansaço o tempo todo fora do normal;
  • Perda de apetite;
  • Dor de barriga.

Atualmente, não há tratamento específico para a hepatite, mas medicamentos como esteróides ajudam, assim como remédios destinados aos sintomas. A orientação é para que mães e pais estejam alertas para o aparecimento de sintomas e, se for o caso, procurem atendimento médico.

Leia mais: Hepatite desconhecida em crianças: afinal, o que se sabe até agora?

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!

Febre amarela em SP
Saúde

Febre amarela em SP: estado regista primeira morte em 2024

Vacinação é fundamental para prevenir a doença

foto de tronco de homem mexendo no celular
Saúde

Uso frequente do celular pode afetar quantidade de espermatozoides

Pesquisadores avaliaram quase 3 mil homens e constataram o aumento de até 30% no risco de eles terem a contagem do sêmen abaixo dos padrões da