Halloween: ter medo de filmes de terror é normal?

Bem-estar Equilíbrio
28 de Outubro, 2022
Halloween: ter medo de filmes de terror é normal?

Dia 31 de outubro é marcado por uma data muito famosa no mundo todo: o halloween. Durante este período, os programas de televisão e  streamings ficam recheados de filmes de terror para as pessoas aproveitarem com os amigos ou familiares – ou sozinhos, para os mais corajosos.

Os filmes de terror são conhecidos por causar pânico e, por isso, muitos fogem do gênero. Mas também existem pessoas que, mesmo com pavor,  amam e assistem várias vezes. 

Assim, se você se encaixa em alguma das situações, já parou para se perguntar por que isso acontece? A resposta é um tanto quanto complexa.

Leia também: Pesquisa comprova que assistir a filmes de terror pode emagrecer

Halloween: por que temos medo dos filmes de terror?

De acordo com a psicóloga cognitiva Rejane Sbrissa, por mais que os filmes de terror sejam fictícios, o medo surge pois nos colocamos no lugar dos personagens. É natural do ser humano.

“O sistema de proteção mental reage como se os personagens fossem verdadeiros e desperta alarmes de perigo. Os filmes nos afetam física e mentalmente mesmo quando não percebemos”, explica.

O medo pode se tornar um transtorno psicológico?

Sim, porém depende. A psicóloga entrevistada afirma que se você gosta de filmes de terror, significa que gosta da sensação de medo que eles provocam. Produções do gênero proporcionam emoções e sintomas parecidos com os da crise de ansiedade

“Eles podem aumentar o ritmo cardíaco e provocar dor no peito e aumento da pressão arterial em pessoas com doenças cardiovasculares. Além disso, causam aumento nos níveis de adrenalina e cortisol, aumentando o estresse. E também podem trazer recordações de eventos traumáticos que a pessoa já pode ter passado na vida”, diz Rejane.

Os filmes de terror podem causar algum transtorno psíquico para quem já tem predisposição, como ansiedade generalizada, depressão, estresse pós-traumático, fobia, insônia, entre outros.

Segundo Rejane, não há problemas em assistir filmes de terror se você não mantém o organismo em estresse e nível de tensão constante. Ou seja, o ideal é não assistir todos os dias.

Impactos na mente

Rejane listou os possíveis impactos que os filmes de terror podem causar na mente. Dessa forma, confira:

  • Insônia que pode permanecer por dias ou até meses;
  • Pesadelos por longos períodos;
  • Medo de um fator específico, como da morte ou do escuro, por exemplo;
  • Náuseas;
  • Tremores;
  • Ansiedade generalizada e síndrome do pânico.

Dicas para aproveitar os filmes de terror no halloween

Para Rejane, as pessoas que gostam desse gênero de filmes e querem aproveitar o halloween devem estar mentalmente saudáveis. Isso porque os filmes de terror podem ajudar a dessensibilizar a violência, por exemplo.

“Tenha consciência de que é filme e é ficção. Enquanto assiste, observe como se sente e como estão suas emoções. Procure se acalmar e faça uma respiração profunda. Mas se ainda estiver sob forte impacto emocional, tente se acalmar e criar consciência de onde e com quem você está. Procure sempre se divertir, e lembre-se: se sentir algum mal estar físico ou psicológico, pare de assistir e mude o gênero”, finaliza a psicóloga.

Fonte: Rejane Sbrissa, psicóloga cognitivo comportamental especializada em compulsões.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

Lapsos de memória
Bem-estar Equilíbrio Saúde

Lapsos de memória: 8 principais fatores e como evitá-los

Rotina sobrecarregada, estresse e noites maldormidas são algumas das causas

Quando mudar a rotina de skincare
Beleza Bem-estar

Rotina de skincare: quando mudar os produtos? Dermatologista explica

Segundo a dermatologista, apesar da percepção, a pele continua se beneficiando da rotina

aveia com limão
Alimentação Bem-estar

Dieta Oatzempic: suco de aveia com limão realmente emagrece?

Shake não oferece riscos, mas não cumpre efeitos milagrosos na perda de peso