Hábitos de sono podem aumentar expectativa de vida em até 5 anos, diz pesquisa

Bem-estar Saúde Sono
27 de Fevereiro, 2023
Hábitos de sono podem aumentar expectativa de vida em até 5 anos, diz pesquisa

Não é de hoje que ouvimos falar sobre os benefícios de uma boa noite de sono para a saúde como um todo. Agora, de acordo com uma nova pesquisa, alguns hábitos de sono podem, também, aumentar a expectativa de vida. O estudo será apresentado no dia 6 de março, na Sessão Científica Anual do American College of Cardiology junto com o Congresso Mundial de Cardiologia.

De acordo com os pesquisadores, homens que dormem bem vivem 4,7 anos mais, e mulheres têm a expectativa de vida aumentada em 2,4 anos. Entenda mais sobre a pesquisa e quais são esses hábitos para incorporá-los em sua rotina desde já.

Leia mais: Higiene do sono: afinal, o que é e qual sua importância?

Como funcionou o estudo sobre hábitos de sono?

Para realizar o estudo que investigou o aumento da expectativa de vida a partir de hábitos de sono, os pesquisadores analisaram dados de mais de 172 mil pessoas que moram nos Estados Unidos. Elas haviam respondido, entre 2013 e 2018, questionários de sono como parte da Pesquisa Nacional de Saúde.

Nesses questionários, investigaram-se cinco hábitos de sono saudáveis: adormecer facilmente, permanecer dormindo, dormir de sete a oito horas, acordar descansado e dispensar os remédios para dormir. Assim, cada um deles recebeu um número. Então, as pessoas foram pontuadas de acordo com a quantidade de hábitos que tinham.

Cerca de quatro anos depois, os pesquisadores compararam essas pontuações com os registros do Índice Nacional de Morte. O objetivo era ver se seus comportamentos de sono contribuíram para uma morte precoce por certas doenças ou qualquer outra causa que contribui para um maior risco de morte. Por exemplo, o consumo de álcool, baixo nível socioeconômico e condições médicas existentes.

Resultados

Como resultado, em comparação com pessoas que tinham de zero a um hábitos de sono favoráveis, aqueles com os cinco tinham:

  • 30% menos probabilidade de morrer por qualquer motivo;
  • 21% menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular, como o infarto, por exemplo;
  • 19% menos probabilidade de morrer de câncer;
  • 40% menos propensos a morrer de outras causas que não doenças cardíacas ou câncer.

Além disso, conforme citado, os homens que seguiram todos os cinco hábitos saudáveis de sono tiveram uma expectativa de vida 4,7 anos maior em comparação àqueles que não seguem ou que seguem apenas um deles.

No entanto, o impacto de hábitos saudáveis de sono foi muito menor para as mulheres. Assim, aquelas que seguiram todos os cinco hábitos de sono ganharam 2,4 anos em comparação com aquelas que não seguiram nenhum ou apenas um.

De acordo com os especialistas, uma das razões pode ser a dificuldade de avaliar mulheres para apneia obstrutiva do sono, isto é, uma condição mortal na qual a respiração para a cada poucos minutos.

“Quanto mais fatores benéficos alguém tiver em termos de qualidade de sono, também haverá uma redução gradual de todas as causas e mortalidade cardiovascular. Acho que essas descobertas enfatizam que apenas dormir por horas não é suficiente. Você realmente precisa ter um sono reparador e não ter muitos problemas para adormecer e permanecer dormindo”, afirmou Frank Qian, coautor do estudo.

Afinal, quais hábitos de sono podem ajudar a viver mais?

Em resumo, os pesquisadores avaliaram cinco hábitos de sono que podem aumentar a expectativa de vida em até 5 anos:

  • Duração ideal do sono: de sete a oito horas por noite;
  • Dificuldade em adormecer: no máximo duas vezes por semana;
  • Dificuldade em manter o sono: no máximo duas vezes por semana;
  • Não fazer uso de nenhum medicamento para dormir;
  • Sentir-se bem descansado após acordar pelo menos cinco dias por semana.

“Se as pessoas tiverem todos esses comportamentos ideais de sono, é mais provável que vivam mais”, disse Qian em um comunicado à imprensa. “Portanto, se pudermos melhorar o sono em geral e identificar os distúrbios do sono, poderemos prevenir parte dessa mortalidade prematura”, completa o pesquisador.

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

lata de leite condensado cozida aberta com abridor
Bem-estar Casa

Doce de leite na air fryer dá certo? Pode explodir?

Uma receita de doce de leite na air fryer viralizou recentemente no TikTok. Mas será que realmente dá certo? Confira

foto de folhas de citronela em uma bandeja de bambu
Bem-estar Casa Saúde

Planta citronela espanta mosquito da dengue?

A planta possui um óleo essencial desagradável para alguns insetos. Contudo, a citronela não deve ser a única estratégia para espantar o mosquito da dengue

ovo ajuda no ganho de massa
Alimentação Bem-estar

Aumentar o consumo de ovos ajuda no ganho de massa muscular?

Um adulto deve ingerir cerca de 1 a 3 ovos por dia, mas recomendação pode mudar dependendo individuais