Hábitos que ajudam a aumentar o amor próprio

Bem-estar Equilíbrio
07 de Novembro, 2022
Hábitos que ajudam a aumentar o amor próprio

O amor próprio significa estar de bem com você mesmo, sem sacrificar seu bem-estar para satisfazer outras pessoas. É ter autoconhecimento para entender suas qualidades, e que assim como outros, você também comete erros. 

Mas com a rotina intensa e o alto número de demandas durante o dia, é comum esquecer de si mesmo. Por isso, separamos alguns rituais e hábitos que podem te ajudar a colocar o amor próprio em prática. Confira:

Hábitos para aumentar o amor próprio: ter uma rotina de skincare

Criar uma rotina de autocuidado é essencial para o nosso bem-estar. O skincare vai muito além de questões estéticas, pois cuidar da pele também impacta a autoestima e a saúde mental. 

Leia também: Dicas de como ter amor próprio

Hábitos para aumentar o amor próprio: meditar

A meditação, sem dúvidas, é uma das melhores maneiras de cuidar de si mesma. Meditar pode ajudar em diferentes esferas da vida — desde aliviar a ansiedade e depressão até melhorar a vida sexual.

Portanto, separe um momento do seu dia para relaxar, seja de manhã ao acordar ou de noite antes de dormir. Fique em um ambiente silencioso onde você possa se concentrar apenas na sua respiração. E o melhor: você não precisa ficar horas meditando, bastam apenas alguns minutos.

Aprenda a dizer não

Comece a pensar mais em você e no seu bem-estar. Negligenciar seus desejos pessoais pode trazer vários problemas, como exaustão, e até mesmo ansiedade ou depressão.

Portanto, saiba dizer “não” em certos momentos e priorize suas escolhas, não apenas a felicidade do outro.

Mantenha a coluna reta

Sim. Por mais que pareça estranho, quando o corpo está em harmonia é mais fácil aumentar o amor próprio. Além disso, manter a coluna ereta também é essencial para evitar dores nas costas, por exemplo.

Opte por atividades como o yoga ou pilates que tem como foco alinhar a coluna e ao mesmo tempo relaxar.

Ter contato com a natureza

De acordo com estudo feito pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, passar duas horas na natureza toda semana pode dar um impulso significativo à saúde. Ao pisar na grama, por exemplo, os níveis de bem-estar aumentam e a conexão consigo mesmo é ainda maior.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

foto de um prato colorido com legumes, salada e grãos
Alimentação Bem-estar Receitas

Encontrar receitas vegetarianas é difícil para você? Veja 20 opções!

Aqui na Vitat, você consegue encontrar inúmeras opções de receitas vegetarianas para variar o seu cardápio. Separamos algumas, confira!

5 benefícios da banana
Alimentação Bem-estar

5 benefícios da banana para os atletas

Liberação gradual de energia e recuperação muscular são alguns dos benefícios. Veja outros!