Hábitos alimentares corretos na gestação: mitos e verdades

Gravidez e maternidade Saúde
25 de Maio, 2023
Hábitos alimentares corretos na gestação: mitos e verdades

A gravidez é um momento mágico na vida da mulher e envolve todo seu ciclo de convivência. Mas durante esse período, a alimentação tem o papel de fornecer energia e disposição para a mulher até a chegada do parto. Por isso, é essencial estar atenta aos hábitos alimentares na gestação.

De fato, a rotina de grande parte das mulheres coloca suas necessidades alimentares em segundo plano. Inclusive, de acordo com um estudo promovido por estudantes da Unesp e publicado na revista Ciência e Saúde Coletiva, a dieta das gestantes brasileiras precisa de melhorias. Principalmente pelo baixo consumo de frutas, verduras e hortaliças, a despeito de um elevado consumo de açúcares, doces e gorduras. Assim, as pesquisas concluíram e reforçaram a necessidade urgente de educação nutricional pelos profissionais atuantes no pré-natal.

Para ajudar as futuras mamães na adoção de uma dieta correta nesse momento tão importante, a especialista em nutrição comportamental feminina, Camila Ferraz, desvendou um pouco do que é mito e verdade nos hábitos alimentares das gravidinhas. Confira abaixo:

Mitos sobre hábitos alimentares na gestação

Comer por dois

Ao gerar um novo ser em seu ventre, entende-se que a mãe não está mais sozinha. Por isso, criou-se a teoria de comer por dois. “O correto é munir a gestante de nutrientes ideais para o adequado desenvolvimento do feto. Para isso, há mais uma relação de qualidade do que quantidade”, esclarece a especialista. Vale destacar que o hábito de comer por dois, pode gerar um aumento de peso desnecessário e causar complicações como, por exemplo, a diabetes gestacional.

Leia mais em: Dieta na gravidez: alimentação pode afetar o desenvolvimento do feto

Vinho e cerveja

O consumo de alcoólicos é contraindicado na gravidez. “O álcool pode ser transmitido ao bebê através da placenta e não há um consenso sobre quantidade segura, que não afete a formação cognitiva do feto”, orienta Camila.

Saladas e sushi

Alguns alimentos específicos devem ser evitados durante a gestação, por uma questão de segurança. “Os vegetais crus precisam passar pelo correto processo de higienização com hipoclorito de sódio, bem como os peixes crus, que precisam de um criterioso processo de refrigeração”, destaca a especialista.

Verdades sobre hábitos alimentares na gestação

Verdades sobre hábitos alimentares na gestação: pode tomar café 

Apesar de ter a possibilidade de tomar café, a recomendação profissional é o consumo de, no máximo, dois expressos ao dia. Isso porque a cafeína pode aumentar o ritmo cardíaco e o metabolismo da mãe e do bebê.

Gestante sente mais fome

O aumento do apetite não é fisiológico, mas emocional, segundo Camila. “A ansiedade é uma caixinha que guarda medos e preocupações”, define. Durante a gestação, a mulher passa pelo período que antecede uma vida totalmente nova que inclui mudança de rotina, hábitos pessoais, qualidade do sono, disponibilidade de tempo e responsabilidades que virão. “O mais certo neste momento é analisar os fatores e com o autoconhecimento buscar alternativas para manejar a ansiedade excessiva, que deságua no apetite aumentado”, pontua ela.

Evitar alimentos processados

Segundo a nutricionista,  em todas as refeições as mamães devem evitar alimentos muito processados, optando por ‘comida de verdade’.  Além disso, o consumo de líquidos também deve ser feito com parcimônia. “Na gravidez é preciso cuidar do peso, alimentar-se bem e praticar exercícios, preferencialmente com supervisão profissional”, resume Camila.

Fonte: Camila Ferraz, especialista em nutrição comportamental feminina.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Bem-estar Saúde

Como ter mais saúde com a Vitat?

Cuidar mais da saúde é uma das principais metas que as pessoas definem para o próximo ano. Para isso, diversas ferramentas podem ajudar, como o aplicativo

foto de Anderson Leonardo, do Molejo
Saúde

Câncer inguinal: entenda a doença que matou Anderson Leonardo, cantor do Molejo

O cantor Anderson, vocalista do grupo Molejo, morreu nesta sexta-feira, aos 51. Ele estava internado desde o dia 24/03 e tratava um câncer inguinal.

Tipos de gordura
Alimentação Bem-estar Saúde

Tipos de gordura: quais você deve evitar e consumir?

A OMS recomenda que a alimentação diária contenha 30% de gorduras. Veja quais priorizar!