GutTok: saúde intestinal ganha espaço no TikTok
Que o TikTok é recheado de dicas, truques e desafios, você provavelmente já sabe. Os perfis voltados para alimentação e wellness bombam por lá, e conquistam cada vez mais seguidores. Mas agora, uma nova hashtag está ganhando espaço dentro da rede social: trata-se do GutTok (TikTok do intestino, em tradução livre).
A hashtag reúne conteúdos sobre saúde intestinal. Assim, os vídeos mais populares geralmente mostram fotos de “antes e depois” que retratam abdômens visivelmente menos inchados. E os segredos por trás do estímulo ao sistema digestivo são inúmeros: há quem beba suco de aloe vera, azeite, suco de pepino e gengibre, maçã fervida, caldo de ossos pela manhã ou então sopa de batata-doce à noite.
Leia também: Batata-doce solta o intestino? Conheça a nova mania do TikTok
GutTok: azeite e suco de aloe vera soltam o intestino?
Entre as inúmeras postagens, algumas fizeram sucesso. Uma delas, por exemplo, afirma que o suco de aloe vera é capaz de promover o funcionamento do intestino. “Meu sistema digestivo, quer dizer minha saúde intestinal? Nunca esteve melhor”, disse uma usuária ao mostrar o líquido roxo na publicação.
Realmente, o suco de babosa contém uma pequena quantidade de aloína, a substância presente na casca da planta e que possui propriedades laxantes. Mas exagerar na dose pode gerar efeitos nada agradáveis: gases, cólicas abdominais, inchaço e até diarreia.
O mesmo vale para beber azeite diariamente: por ser muito oleoso, o azeite pode provocar diarreia e até irritar o intestino de consumido em excesso.
O que fazer?
Se você desconfia que a sua saúde intestinal não anda muito boa, a dica mais segura é sempre procurar um especialista. Isso porque somente ele poderá indicar tratamentos seguros e eficazes para o seu caso. Além disso, é sempre bom prestar atenção na cor e na textura das suas fezes (confira a Tabela Fecal Bristol, classificação que ajuda a determinar se as suas estão saudáveis), além de ficar atento a sintomas como cólicas inexplicadas, prisão de ventre, diarreia, inchaço e até fadiga após as refeições.
Link útil: Tabela Fecal Bristol.