Guaçatonga: Propriedades e benefícios da planta

Alimentação Bem-estar
13 de Março, 2020
Guaçatonga: Propriedades e benefícios da planta

A guaçatonga é uma planta medicinal nativa do Brasil, também chamada de erva de bugre. Ela é muito utilizada como fitoterápico, e suas propriedades são tônicas, anti-reumáticas e anti-inflamatórias. Ou seja, agem em favor da revitalização da pele, da saúde das articulações e da saúde geral do corpo, bem como do sistema imunológico.

As partes mais aproveitadas da planta são as folhas, caules e raízes, podendo ser usadas para fazer chás, cataplasmas e xaropes.

Benefícios da guaçatonga 

Fortalece a saúde e a aparência da pele

A planta é especialmente benéfica para a saúde e aspecto da pele. Dessa forma, pode ser utilizada no tratamento de diversas questões relacionadas a epiderme. A exemplo, inflamações e micoses, que são infecções causadas por fungos que geralmente se desenvolvem em áreas úmidas e ricas em queratina.

Leia também: Piores alimentos para a pele

Protege a saúde do estômago 

A guaçatonga se destaca por ser benéfica para o tratamento de úlceras no estômago, que podem ser causados por alguns possíveis fatores, como a má alimentação ou infecções bacterianas. Consequentemente, o revestimento do trato digestivo é danificado. Mas, vale lembrar que a erva não substitui tratamentos médicos convencionais.

Leia mais: Beber café de estômago vazio faz mal?

Boa para a saúde da boca

Especialmente, é uma alidada da saúde bucal. Sendo assim, é comumente usada no tratamento de, por exemplo, herpes labial, “sapinho” (candidíase oral), bem como aftas e úlceras na cavidade oral. 

Leia também: Alimentos que protegem os dentes

Contraindicação

A guaçatonga não está relacionada com efeitos colaterais, sendo considerada uma planta segura. Porém, é importante que seu uso seja orientado por um médico ou fitoterapeuta, já que quando consumido em altas doses pode resultar em vômito ou diarreia, por exemplo.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

Remada baixa
Bem-estar Movimento

Remada baixa: para que serve e como fazer?

Comum em treinamento de força, o exercício fortalece os músculos das costas, como o dorso e trapézio

elevação pélvica
Bem-estar Movimento

Elevação pélvica: como fazer, benefícios e substituições

A elevação de quadril, também chamada de hip thrust ou elevação pélvica, é o ótima para trabalhar glúteos e pernas

chá de canela
Alimentação Bem-estar

Chá de canela: para que serve, benefícios e como preparar

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece. Saiba tudo sobre o chá de canela