Guaçatonga: Propriedades e benefícios da planta
A guaçatonga é uma planta medicinal nativa do Brasil, também chamada de erva de bugre. Ela é muito utilizada como fitoterápico, e suas propriedades são tônicas, anti-reumáticas e anti-inflamatórias. Ou seja, agem em favor da revitalização da pele, da saúde das articulações e da saúde geral do corpo, bem como do sistema imunológico.
As partes mais aproveitadas da planta são as folhas, caules e raízes, podendo ser usadas para fazer chás, cataplasmas e xaropes.
Benefícios da guaçatonga
Fortalece a saúde e a aparência da pele
A planta é especialmente benéfica para a saúde e aspecto da pele. Dessa forma, pode ser utilizada no tratamento de diversas questões relacionadas a epiderme. A exemplo, inflamações e micoses, que são infecções causadas por fungos que geralmente se desenvolvem em áreas úmidas e ricas em queratina.
Leia também: Piores alimentos para a pele
Protege a saúde do estômago
A guaçatonga se destaca por ser benéfica para o tratamento de úlceras no estômago, que podem ser causados por alguns possíveis fatores, como a má alimentação ou infecções bacterianas. Consequentemente, o revestimento do trato digestivo é danificado. Mas, vale lembrar que a erva não substitui tratamentos médicos convencionais.
Leia mais: Beber café de estômago vazio faz mal?
Boa para a saúde da boca
Especialmente, é uma alidada da saúde bucal. Sendo assim, é comumente usada no tratamento de, por exemplo, herpes labial, “sapinho” (candidíase oral), bem como aftas e úlceras na cavidade oral.
Leia também: Alimentos que protegem os dentes
Contraindicação
A guaçatonga não está relacionada com efeitos colaterais, sendo considerada uma planta segura. Porém, é importante que seu uso seja orientado por um médico ou fitoterapeuta, já que quando consumido em altas doses pode resultar em vômito ou diarreia, por exemplo.