Grávidas podem dormir de barriga para cima? Qual é a posição correta?

Gravidez e maternidade Saúde
05 de Julho, 2023
Grávidas podem dormir de barriga para cima? Qual é a posição correta?

Encontrar uma posição confortável para dormir pode ser um verdadeiro desafio para as gestantes. Especialmente quando a barriga está grande – acima de 16 semanas –, o desconforto se torna ainda maior e pode interromper o sono. Com isso, muitas mães se perguntam: qual é a posição correta? Será que grávidas podem dormir de barriga para cima? Confira a seguir. 

Veja também: Quadris largos ajudam no parto? Veja o que dizem os especialistas

Grávidas podem dormir de barriga para cima?

No geral, optar por dormir de barriga para cima tende a impactar o sono da mãe, já que dificulta a respiração devido ao peso da barriga, o que pode aumentar as câimbras e desconforto em geral. Por outro lado, a posição influencia não só no descanso da gestante, como também pode desencadear problemas de saúde para o bebê. É o que aponta uma pesquisa da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia em 2019. 

Após um estudo feito com 1.760 gestantes, os pesquisadores identificaram que dormir de barriga para cima pode aumentar as chances do bebê nascer com baixo peso. Essa condição, além de colocar a vida do bebê em risco, também pode resultar em desnutrição, problemas físicos e no desenvolvimento, como diabetes e doenças cardiovasculares, de acordo com informações da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde. 

Segundo a médica ginecologista Mariana Rosário, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein, pacientes hipertensas correm um acentuado, já que dormir de barriga para cima pode diminuir o fluxo sanguíneo que chega até o bebê, o que pode causar descolamento de placenta e também restrição de crescimento. 

Então, qual é a melhor posição para dormir durante a gravidez? 

A posição mais recomendada pelos profissionais de saúde é optar por dormir virada para o lado esquerdo. Desta forma, a gestante não comprime a veia cava, responsável por levar o sangue para o coração e melhorar o retorno venoso. 

Ou seja, mulheres grávidas devem evitar dormir de barriga para cima ou para o lado direito. Já a posição de bruços não apresenta riscos até o 4º mês de gestação. 

Dicas para dormir melhor durante a gestação

Para desfrutar de boas noites de descanso, a gestante deve investir em algumas práticas de higiene do sono, como recomenda a médica Mariana Rosário. A seguir, confira algumas dicas:

  • Utilize travesseiros de apoio para se acomodar na cama;
  • Estabeleça um horário para dormir e acordar;
  • Se exponha à luz do sol de manhã;
  • Evite luz azul de noite, principalmente ao escurecer;
  • Evite alimentos pesados durante a noite;
  • Pratique atividades físicas durante o dia em alinhamento com o seu médico;
  • Controle o estresse.

Fonte: Dra. Mariana Rosário, médica ginecologista, obstetra e mastologista, membro do corpo clínico do hospital Albert Einstein.

Referências:

OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde;

Revista científica Jama Network; 

Sobre o autor

Tayna Farias
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em gravidez e maternidade

Leia também:

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas

bebê pode comer camarão
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade

Bebê pode comer camarão? Pediatra explica

Crianças podem ser introduzidos a frutos do mar a partir dos 6 meses de idade, segundo a SBP