Grávida pode comer sushi?

Gravidez e maternidade Saúde
05 de Junho, 2024
Grávida pode comer sushi?

Quando o resultado de gravidez dá positivo, a mulher já sabe que terá alterações não só no corpo, como também na rotina. Quem pratica atividade física, por exemplo, precisa adaptar o treino visando evitar riscos para a mãe e o bebê. A alimentação também precisa de ajustes. Deve-se evitar alguns alimentos, e outros são contraindicados. Uma dúvida comum é se grávida pode comer sushi. Veja agora o que diz uma ginecologista.

Leia mais: Alimentação na gravidez: dicas de lanches saudáveis 

Afinal, grávida pode comer sushi?

De acordo com a Dra. Roberta Simonaggio, ginecologista e obstetra, grávida pode sim comer sushi. “Apesar de ser um assunto muito controverso, a gente sabe que comer sushi não traz doenças como se achava antigamente. Havia uma preocupação que comer sushi (pelo fato de ser peixe cru) poderia levar a gestante adquirir toxoplasmose, mas hoje se sabe que isso é um mito”, afirma a especialista.

Quais alimentos são proibidos na gestação?

A médica explica que a bebida alcoólica é proibida na gestação. “Não há nenhuma dose segura na gestação”, explica. A ingestão de álcool (qualquer dose) pode levar a malformações no bebê. Além disso, alimentos industrializados e ricos em açúcar aumentam os riscos das gestantes desenvolverem pressão alta e diabetes.

Por fim, deve-se diminuir o consumo de cafeína, produtos industrializados, ricos em açúcar, carnes mal passadas, bem como alimentos de onde não se sabe a procedência. “Alimentos de procedência desconhecida podem levar a intoxicação alimentar e um parto prematuro”, afirma a médica.

Fonte: Dra. Roberta Simonaggio, ginecologista e obstetra. Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (SP). Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Endoscopia Ginecológica na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, de São Paulo. Especialista em reprodução Humana pelo Hospital Pérola Byington. Além disso, atende em consultório e nos principais hospitais e maternidades de São Paulo. CRM: 146440 – RQE: 71435. 

Sobre o autor

Fernanda Lima
Jornalista e Subeditora da Vitat. Especialista em saúde

Leia também:

Por quanto tempo devo tomar vitamina C
Alimentação Bem-estar Saúde

Por quanto tempo devo tomar vitamina C?

Aliada a imunidade e a beleza, a vitamina C está ligada a uma série de benefícios para a saúde. Veja recomendações sobre o consumo prolongado

montagem com as fotos de Wagner
Saúde

Ele já fez mais de 100 doações de sangue e plaquetas: “dar um pouco da minha saúde para quem precisa”

Conheça a história de Wagner Hirata, que tem as doações de sangue e plaquetas como um de seus propósitos de vida

neuralgia do trigêmeo
Saúde

Neuralgia do trigêmeo: doença que provoca uma das piores dores do mundo

Sintomas de doença são dores muito fortes e rápidas em apenas um lado do rosto, causando sensação de choque ou de um golpe muito forte