Grávida pode comer sushi?
Quando o resultado de gravidez dá positivo, a mulher já sabe que terá alterações não só no corpo, como também na rotina. Quem pratica atividade física, por exemplo, precisa adaptar o treino visando evitar riscos para a mãe e o bebê. A alimentação também precisa de ajustes. Deve-se evitar alguns alimentos, e outros são contraindicados. Uma dúvida comum é se grávida pode comer sushi. Veja agora o que diz uma ginecologista.
Leia mais: Alimentação na gravidez: dicas de lanches saudáveis
Afinal, grávida pode comer sushi?
De acordo com a Dra. Roberta Simonaggio, ginecologista e obstetra, grávida pode sim comer sushi. “Apesar de ser um assunto muito controverso, a gente sabe que comer sushi não traz doenças como se achava antigamente. Havia uma preocupação que comer sushi (pelo fato de ser peixe cru) poderia levar a gestante adquirir toxoplasmose, mas hoje se sabe que isso é um mito”, afirma a especialista.
Quais alimentos são proibidos na gestação?
A médica explica que a bebida alcoólica é proibida na gestação. “Não há nenhuma dose segura na gestação”, explica. A ingestão de álcool (qualquer dose) pode levar a malformações no bebê. Além disso, alimentos industrializados e ricos em açúcar aumentam os riscos das gestantes desenvolverem pressão alta e diabetes.
Por fim, deve-se diminuir o consumo de cafeína, produtos industrializados, ricos em açúcar, carnes mal passadas, bem como alimentos de onde não se sabe a procedência. “Alimentos de procedência desconhecida podem levar a intoxicação alimentar e um parto prematuro”, afirma a médica.
Fonte: Dra. Roberta Simonaggio, ginecologista e obstetra. Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (SP). Especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Endoscopia Ginecológica na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, de São Paulo. Especialista em reprodução Humana pelo Hospital Pérola Byington. Além disso, atende em consultório e nos principais hospitais e maternidades de São Paulo. CRM: 146440 – RQE: 71435.