Grama, areia ou asfalto: qual o melhor tipo de terreno para correr?

Bem-estar Movimento
29 de Julho, 2021
Grama, areia ou asfalto: qual o melhor tipo de terreno para correr?

A corrida é um dos exercícios aeróbicos mais praticados. Isso porque é prático e traz diversos benefícios para o condicionamento físico – especialmente para quem deseja emagrecer. Mas você sabe qual é o melhor tipo de terreno para correr?

Entre grama, areia ou asfalto, entender qual é o melhor ambiente para a corrida depende de diversos fatores. O educador físico Igor Alexander, afirma que a individualidade biológica de cada indivíduo, o objetivo de cada um e o histórico de lesões são alguns deles.

Melhor tipo de terreno para correr

Asfalto

“Por ser um solo firme o piso regular evita torções ou outras lesões que podem ser causadas em outros solos com possíveis irregularidades, como buracos no caso da areia e da grama”, explica o especialista.

Assim, correr no asfalto é uma ótima opção – e talvez a mais comum – pois o corredor consegue ter um desempenho melhor no controle de ritmo e velocidade.

Grama

“O solo com grama alivia o impacto que a corrida causa, podendo prevenir lesões nas articulações. Como a grama apresenta uma superfície irregular, ela pode ajudar e muito a fortalecer a musculatura” diz Igor. 

No entanto, se você optar por correr na grama, como por exemplo em parques, é necessário ter atenção para evitar torções.

Leia também: Caminhada ou corrida para quem está acima do peso?

Areia

“Correr na areia reduz fortemente o impacto, gasta mais calorias e fortalece a musculatura. Seu aspecto fofo exige maior força e mais energia para concluir o treino. Além disso, fortalece os músculos com mais rapidez, pela falta de regularidade no terreno, exigindo mais força dos músculos” finaliza o educador físico.

Na areia também é fundamental ter atenção. De acordo com Igor, nesse tipo de solo, o indivíduo pode forçar muito joelho e quadril. Portanto, não é indicado correr por muito tempo.

Leia também: Corrida estacionária: Como correr sem sair do lugar

Fonte: Igor Alexander, educador físico da Clínica Maia.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas