Gordorexia: Pessoas acima do peso que se enxergam magras

27 de fevereiro, 2020

Você conhece alguém que está acima do peso, mas se enxerga como uma pessoa mais magra? Se a resposta for sim, essa pessoa pode ter um transtorno chamado gordorexia.

O termo gordorexia é a tradução livre de fatorexia, como foi batizado em inglês. Ao contrário da anorexia, é uma disfunção dismórfica corporal que faz as pessoas que estão acima do peso ou com obesidade se sentirem mais magras ao se olhar no espelho.  Assim, só percebendo o problema e procurando ajuda quando o corpo já está gravemente comprometido com obesidade, diabetes, hipertensão e outras doenças.

A disfunção dismórfica corporal é um transtorno mental que faz as pessoas distorcerem a própria imagem corporal. Ou seja, é uma falsa percepção, vinda da imaginação. Esta falta de consciência coloca o indivíduo em um círculo vicioso. Ele não prioriza uma dieta para perda de peso e não procura ajuda. Com isso, continua com os mesmos hábitos alimentares, o que o levará a um aumento de peso constante.

Leia também: O que são anabolizantes e quais seus efeitos na saúde

Quem sofre de gordorexia acredita fielmente que está abaixo do peso. Apesar das recomendações médicas e conselho de pessoas próximas para fazer uma dieta e perder alguns quilos, acreditam que a roupa usada não é apropriada para si. 

Como consequência do sobrepeso e uma dieta pouco equilibrada, a pessoa tende a ter um estilo de vida sedentário. Assim, por não se enxergar da forma que realmente é, uma pessoa com gordorexia continua com os mesmos hábitos alimentares, que costumam ser pouco saudáveis. 

Tratamento

A gordorexia não possui embasamento científico, mas é considerado um transtorno. Como outros tipos de transtornos, o tratamento requer cuidado psicológico e social. 

Os portadores de gordorexia e outros distúrbios da imagem devem passar por avaliação médica e psicológica, para que o tratamento correto seja indicado. Afinal, obesidade é doença que requer cuidado e tratamento por nutricionistas e especialistas da área.

A obesidade é uma doença complexa, que faz parte das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). De um modo geral, podemos dizer que a obesidade é caracterizada por um acúmulo excessivo de gordura corporal. Tal acúmulo pode levar a outras enfermidades como doenças cardiovasculares, dislipidemia, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e alguns tipos de câncer. 

Leia também: Obesidade: O que é e como evitar essa doença

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.