Gestantes com Covid-19 têm maior risco de complicações

Gravidez e maternidade Saúde
26 de Janeiro, 2022
Gestantes com Covid-19 têm maior risco de complicações

Uma pesquisa feita pela Universidade de Paris, na França, mostrou que gestantes com covid-19 têm mais risco de apresentar complicações durante a gestação e o parto.

O trabalho, publicado no periódico PLOS Medicine, analisou as internações para os nascimentos ocorridos na França durante os seis primeiros meses da pandemia. Assim, nos resultados, os pesquisadores sugerem que a vacinação pode ser útil para proteger as mulheres e seus bebês. Especialmente aquelas que possuem algum risco de desenvolver a forma grave da covid-19.

No total, foram analisados mais de 244 mil nascimentos após a 22ª semana de gestação, dos quais 0,36% foram de mães com covid-19. Com frequência, essas mulheres eram mais velhas ou com obesidade, estavam grávidas de mais de um bebê ou tinham histórico de hipertensão arterial.

Problemas entre gestantes com Covid-19

Entre os problemas de saúde observados, os mais frequentes nesse grupo foram:

  • Pré-eclâmpsia e eclâmpsia;
  • Hipertensão gestacional;
  • Hemorragias antes e depois do parto;
  • Nascimentos prematuros por partos espontâneos ou induzidos;
  • Necessidade de cesárea.

Casos de aborto, natimortos, diabetes gestacional, placenta prévia e coágulos, no entanto, não tiveram nenhum aumento substancial. “Nós observamos um aumento na frequência de mulheres grávidas com morbidades maternais e com o diagnóstico de covid-19, comparadas às mulheres grávidas sem covid-19. Parece essencial estar ciente disso, principalmente em populações com risco conhecido de desenvolver formas mais graves da infecção ou morbidades obstétricas”, destacam os autores da pesquisa.

Vacina protege gestantes e bebê

De acordo com Lívia Munhoz, médica especialista em reprodução assistida pela clínica Huntington Medicina Reprodutiva e especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o estudo francês pode ser considerado como um dos maiores acompanhamentos de gestantes com covid-19 á feitos até agora.

Leia também: Benefícios da prática de yoga para gestantes

Segundo a médica, o resultado reforça a associação da doença a desfechos desfavoráveis na gestação. Entretanto, ainda não está claro o motivo dessas complicações. “Ainda não sabemos se são lesões causadas diretamente pelo Sars-CoV-2 ou se estariam relacionadas à resposta inflamatória decorrente da infecção, principalmente em casos graves”, avalia Munhoz.

Para a especialista, a principal forma de evitar essas complicações é se protegendo da doença. “As vacinas são fundamentais e seguras, especialmente os imunizantes da Pfizer/BioNTech e Coronavac/Sinovac/Instituto Butantan, tanto na gestação como para a dose de reforço”, afirma a médica, que ainda lembra da importância de se evitar aglomerações e utilizar máscaras de boa qualidade sempre que for a algum ambiente de risco.

(Fonte: Agência Einstein)

Leia também:

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!

doação de óvulos qualidade dos óvulos
Gravidez e maternidade

É possível melhorar a qualidade dos óvulos de uma mulher?

O DNA dos óvulos que uma mulher libera ao longo da vida forma-se antes mesmo do nascimento dela. Mesmo assim, é possível melhorar a qualidade dos

5 hábitos saudáveis para enxaqueca
Saúde

5 hábitos saudáveis para enxaqueca

A enxaqueca é uma doença crônica que causa um tipo de dor de cabeça latejante