Fungos em plantas: por que acontecem, como tratar e prevenir?
Ser “mãe” ou “pai” de planta traz mais responsabilidades do que parece! Isso porque é necessário verificar sempre como anda a saúde desse organismo, afinal, os cuidados não envolvem apenas colocar água e expor ao sol. Micro-organismos podem se formar nas folhas, por isso, é importante saber como eliminar os fungos em plantas.
A paisagista Katia Krespo, da Ideia Verde Paisagismo, explica que os fungos são os maiores causadores de doenças em plantas. Esses micro-organismos podem se desenvolver especialmente se o ambiente onde a planta estiver for muito úmido. Dessa forma, isso pode ocorrer também pelo excesso de água na rega, problemas de drenagem da água ou outras questões atreladas à umidade.
“Existem muitos tipos de fungos e, segundo a Embrapa, eles são identificados a partir dos sintomas que causam. Um dos fungos mais comuns é o oídio, que deixa manchas brancas (ou acinzentadas) irregulares sobre as folhas ou em outras partes da planta”, diz a paisagista. Perceber o oídio em uma planta não é difícil. O fungo também forma uma espécie de “nuvem”, similar a um algodão.
Leia também: Quer um jardim mais organizado? Tenha um diário!
Como tirar e prevenir fungos em plantas?
De acordo com Krespo, um tratamento simples e caseiro para os fungos em plantas é usar uma ou duas gotas de detergente neutro em um litro de água. Essa mistura deve ser pulverizada na planta uma vez a cada 15 dias. Além disso, é indicado o uso de fungicidas que podem ser adquiridos em lojas específicas de jardinagem. Por fim, outra opção é misturar uma parte de vinagre ou leite de magnésio para duas de água.
“O método de prevenção mais comum se dá tentando evitar a rega em excesso e garantindo que a drenagem da água de vasos e canteiros esteja funcionando corretamente. Esses procedimentos vão ajudar muito a garantir uma vida saudável para as plantas”, completa Krespo.
Fonte: Katia Krespo, paisagista da Ideia Verde Paisagismo.