Fumar cotonetes: conheça os riscos da nova moda do TikTok
Uma nova moda entre os adolescentes tem preocupado especialistas da área de saúde. Trata-se de fumar cotonetes, ou seja, utilizar o item de higiene pessoal como um cigarro. Vários jovens brasileiros e portugueses aparecem na rede social inalando o fumo de um cotonete aceso. Os jovens cortam uma das pontas de algodão do cotonete, acendem a outra e inalam pelo tubo de plástico. Conheça os riscos.
Leia mais: Cheirar pó de corretivo e os riscos da nova “trend” entre adolescentes
Fumar cotonetes: quais são os riscos para a saúde?
O desafio é considerado um perigo para as autoridades de saúde. Isso porque, segundo especialistas, está cientificamente comprovado que a parte carbonizada do cotonete, ao ser inalada, provoca alterações nas células que protegem os pulmões. Dessa forma, estimula o desenvolvimento de vários tipos de doenças, como o câncer.
Além disso, os cotonetes chegam a ser piores para a saúde do que o tabaco. Isso porque, mesmo com tantos prejuízos sabidamente conhecidos à saúde, os cigarros contam com filtro, ou seja, que controla – em partes – as substâncias inaladas.
Trends perigosas do TikTok
Nos últimos meses, vários usuários do TikTok têm aderido a desafios perigosos. Recentemente, uma jovem foi internada às pressas com o risco de ter seus órgãos perfurados depois de engolir dois ímãs em formato de bolinhas.
Em setembro, viralizou um desafio em que jovens temperavam frango com antigripal. Na época, médicos alertaram que quando o medicamento é cozido, pode provocar danos sérios à saúde de quem consome e inala.
Por fim, outro caso que chamou a atenção das autoridades foi o relato de alunos inalando pó de corretivo seco como se fosse cocaína em oito escolas estaduais do Paraná.
Á Vitat, o Dr. Eduardo Bogaz, otorrinolaringologista da Rede de Hospitais São Camilo (SP), afirmou que a prática é absolutamente condenável. “Não traz nenhum benefício, obviamente, e as substâncias químicas presentes neste produto podem lesar mucosa nasal e pulmonar, causando rinites, sinusites e até mesmo irritação química pulmonar. Além de remeter a uma prática nada saudável pra qualquer pessoa. É preciso que seja feita a orientação a estas crianças, pois práticas como esta podem gerar muitos danos”, alertou.