Como fortalecer pele, cabelo e unhas? Dicas
Muito se fala sobre a importância de adotar alguns cuidados a fim de reforçar a saúde do corpo. Mas será que você também pensa em fortalecer a pele, o cabelo e as unhas? Afinal, essas estruturas merecem atenção, e podem sofrer bastante com alguns fatores do dia a dia (poluição, frio e exposição solar, por exemplo).
Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem quer deixar essas regiões mais bonitas e até evitar problemas como quedas, quebras e ressecamento:
Dicas para fortalecer pele, cabelo e unhas
1 – Hidrate
Utilize produtos hidratantes com frequência. Quando se trata da pele do corpo, cremes à base de ureia são ótimos para manter a integridade da camada cutânea e evitar descamações, irritações, dermatites e até envelhecimento precoce. Lembre-se de utilizá-los diariamente (de preferência logo após o banho, uma vez que a umidade e o vapor ajudam na penetração do produto). Já o rosto pede um hidratante específico para o seu tipo de pele.
Para os fios, máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução podem ser usadas para prevenir pontas duplas e quebradiças, fios porosos, nós e até falta de brilho e maciez. A frequência vai variar de acordo com as características do seu cabelo.
Por fim, mas não menos importante, existem produtos específicos para hidratar as unhas e as cutículas – apenas tenha cuidado caso você seja alérgico a algum ingrediente. Remover o esmalte por pelo menos uma semana no mês também contribui para evitar o enfraquecimento.
Além disso, adote os seguintes hábitos na rotina:
- Evite banhos quentes demais;
- Use protetor solar todos os dias;
- Não esfolie excessivamente a pele (seja com buchas ou esfoliantes);
- Não lixe a parte de cima das unhas;
- Evite acetona – e use luvas quando for manusear produtos de limpeza;
- Aposte em protetores térmicos quando for utilizar chapinha, secador ou babyliss.
2 – Beba água
Também precisamos hidratar a pele, o cabelo e as unhas de dentro para fora, sabia? Por isso, garantir a ingestão adequada de líquidos é fundamental.
A quantidade de água que uma pessoa deve beber por dia depende de questões como peso, sexo, idade, altura e possíveis doenças relacionadas. Uma conta que muitos especialistas fazem, por exemplo, é 35 ml do líquido para cada quilo de peso corporal. Ou seja, um indivíduo que pesa 70 kg deveria consumir aproximadamente 2.450 ml (ou 2,45L) todos os dias (já que 35 x 70 = 2.450). Na dúvida, consulte seu médico ou nutricionista.
Leia mais: Guia das vitaminas
3 – Reduza os fatores de estresse
O estresse pode prejudicar a nossa rotina de diversas maneiras. Um dia desgastante, por exemplo, atrapalha o sono, a alimentação, o autocuidado… Além disso, o sentimento também afeta a beleza.
O cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”, é capaz de atuar diretamente no sistema imunológico, o que abre brecha para o surgimento ou a piora de condições como dermatites, urticárias e psoríase. Há estudos que o relacionam, inclusive, com o envelhecimento precoce da pele.
Por isso, não negligencie a sua saúde mental, e tente encontrar atividades que tragam bem-estar. Acompanhamento psicológico, meditação, prática de atividades físicas e encontros com amigos e familiares são algumas alternativas.
4 – Tenha uma alimentação equilibrada
Quando apostamos em uma alimentação equilibrada, fornecemos nutrientes essenciais para a pele, o cabelo e as unhas. Por outro lado, quando a dieta é deficiente, elas são as primeiras estruturas a sofrerem as consequências, já que o corpo tende a priorizar os órgãos mais vitais.
Desse modo, ao perceber unhas, fios e pele mais ressecados, fracos e quebradiços, consulte um médico para entender se você está com níveis adequados de vitaminas e minerais no corpo, ou se há a necessidade de suplementação.
Leia também: Vitaminas importantes no pós-menopausa
Melhores nutrientes para fortalecer pele, cabelo e unhas
Confira, a seguir, alguns micronutrientes essenciais para o fortalecimento da pele, do cabelo e das unhas:
Vitamina D3
Pouca gente sabe, mas a vitamina D é composta por um complexo de cinco formas (D1, D2, D3, D4, e D5), e a D3 é uma das mais importantes quando se trata do funcionamento adequado do corpo.
Ela pode ser encontrada em alimentos como peixes gordurosos, gema de ovo, cogumelos e frutos do mar, mas a maior parte circulante no organismo é obtida por meio da exposição solar.
A deficiência de vitamina D3 pode provocar sintomas como osteoporose, doenças no coração e até condições autoimunes (incluindo aquelas que atingem a nossa pele). Por isso, caso o problema ocorra, é necessário consultar um médico para entender a melhor forma de suplementação.
Vitamina B6
Chamada também de piridoxina, trata-se de uma vitamina do complexo B. Ela cumpre diversas funções, incluindo a conversão de macronutrientes em energia e a ajuda no fortalecimento da imunidade.
Ao metabolizar e garantir a absorção de proteínas pelo organismo, o micronutriente contribui para a elasticidade e a firmeza da pele (quando associado a uma alimentação adequada, é claro).
Os sinais de falta de vitamina B6 podem incluir inflamação na derme e rachaduras na boca.
Vitamina B12
Outra vitamina do complexo B, a B12 é importante para a saúde do sistema nervoso, para a proteção do nosso DNA, para a formação de hemácias (glóbulos vermelhos no sangue) e para a recuperação muscular.
Ela está bastante presente em alimentos como carnes bovinas, alguns peixes e laticínios.
Biotina
A biotina, ou vitamina B7, talvez seja a mais citada quando o assunto é beleza da pele, do cabelo e das unhas. Isso porque ela está diretamente relacionada à formação e ao crescimento saudável dessas estruturas. Por isso, sua falta pode gerar queda de cabelo, ressecamento da pele e enfraquecimento das unhas.
Podemos encontrar a biotina no fígado de boi, no arroz integral, na soja, em castanhas, na banana, no brócolis… Entre outros alimentos.
Centrum Mulher
Essas e outras vitaminas e minerais estão presentes em Centrum Mulher. Além de ajudar com os cuidados da pele, do cabelo e das unhas, o suplemento pode contribuir também com a imunidade e suportar a energia. Converse com o seu médico!
Referências:
- Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Cuidados diários com a pele. Disponível em: https://www.sbd.org.br/cuidados-diarios-com-a-pele/. Acesso em: 01/08/2023;
- Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Cuidados com as unhas. Disponível em: https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-as-unhas/. Acesso em: 01/08/2023;
- Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Cuidados com os cabelos. Disponível em: https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-os-cabelos/. Acesso em 01/08/2023.