Fobia financeira: Saiba como identificar e tratar
De fato, ninguém se sente feliz ao receber a fatura do cartão de crédito. Ou até mesmo de ter que lidar com outros pagamentos mensais. Mas, você sabia que existem pessoas com fobia financeira?
Também conhecida como Crometofobia, a fobia financeira é caracterizada pela aversão em lidar com questões financeiras. O termo foi criado em 2003 por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.
Em primeiro lugar, a fobia é um medo intenso de forma obsessiva e persistente de um determinado objeto ou situação. Assim, pode causar prejuízos consideráveis na vida de quem sofre com o problema. Isso porque pessoas com fobias evitam estar em determinada situação ou ter contato com o objeto por acreditar que aquilo é ameaçador.
Leia também: Depressão pós-férias: Dicas de como se livrar desse sentimento
Causas
A fobia financeira pode surgir por alguns fatores, de acordo com estudo. A procrastinação, por exemplo, é uma delas. Dessa maneira, os participantes da pesquisa disseram que evitavam tarefas relacionadas ao dinheiro. Pois eles se sentiram culpados depois que a situação saiu de controle e virou uma fobia.
Outra causa muito comum é a falta de confiança em compreender dados, planilhas, gráficos, entre outros.
Como identificar a fobia financeira
- Coração acelerado ao pensar nas contas e na situação financeira;
- Não abrir o extrato do banco ou a fatura do cartão por medo de ver que o saldo está negativo;
- Ficar nervoso ou estressado ao falar sobre assuntos financeiros;
- Sintomas de ansiedade ao com dinheiro;
- Ter dificuldades para dormir;
- Evita ler ou assistir notícias e comentários sobre finanças;
- Sente dores crônicas nas costas, pescoço, ombros ou outras partes do corpo.
Tratamento da fobia financeira
Se a fobia estiver impactando negativamente a sua saúde mental, é hora de buscar ajuda médica. Em casos graves, é necessário o uso de medicamentos para aliviar os sintomas, como antidepressivos ou ansiolíticos.
Por outro lado, em casos mais leves, você pode optar pela psicoterapia. Durante as sessões o terapeuta irá te ajudar a chegar à origem da fobia. Ao longo do tempo, ele irá achar formas de lidar com isso. Além disso, especialistas também recomendam buscar um consultor financeiro para aprender a gerenciar o seu próprio dinheiro.