Flow: o que é e como auxilia na produtividade e saúde mental

Bem-estar Equilíbrio
12 de Agosto, 2022
Flow: o que é e como auxilia na produtividade e saúde mental

Apesar de o home office ser um fator essencial para algumas pessoas, para outros não é tão benéfico assim. Um levantamento da Pulses mostrou que cerca de 81% dos trabalhadores estão se sentindo esgotados emocionalmente no trabalho. Afinal, muitos funcionários passam grande parte de seus dias conectados às redes e olhando para visores eletrônicos. Para lidar com isso, o estado de “flow” pode ser uma ótima alternativa, pois ajuda a atingir um nível de consciência plena, aprendendo a dirigir esforços à apenas uma coisa por vez. 

Segundo a OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo e, de acordo com a mesma fonte, os casos de depressão no mundo aumentaram 25% durante a pandemia. E doenças mentais afetam o desempenho geral da pessoa. Por isso, é importante estar atento à saúde mental.

Leia também: Maneiras de levar mindfulness ao trabalho sem precisar meditar

O que é flow?

O flow é um estado de consciência e concentração profunda, baseado na meditação e mindfulness. Segundo Fernando Gabas, fundador do Academia Soul, ocorre quando a pessoa está realmente presente no agora: “Eu costumo dizer que há duas vidas: uma vida psicológica e uma vida real. A psicológica é aquela  que se passa dentro da mente das pessoas, onde ou a pessoa vive no futuro, imaginando, ou no passado, relembrando. É aquela vida que você resiste à realidade. E o que é uma vida real? É exatamente o oposto disso, aquela vida baseada no presente”, explica. 

“O cérebro trabalha por sistemas, e existe um chamado default, ou sistema padrão em português. Uma das características mais marcantes dele é a temporalidade, no qual a mente funciona muito no futuro ou no passado. A segunda característica é o senso de autobiografia, no qual há o excesso de preocupação consigo mesmo. Quando você tem essas duas características juntas, o resultado é uma baixa potência de execução”, explica o especialista. 

O fundador ainda explica que o pensamento preso no passado ou no futuro limita a pessoa a pensar por outras vertentes, gerando um sofrimento psicológico muito grande. “Quando você passa a ativar e desenvolver outras áreas da sua mente, você muda a sua percepção sobre a vida. Nesse flow totalmente integrado, sem resistências, a performance das pessoas vai para cima. Você vê muito isso com atletas de elite, por exemplo”, complementa.

O impacto do ambiente de trabalho

No trabalho, por exemplo, não é diferente. Isso porque, na maioria das vezes, as pessoas são sobrecarregadas de informações a todo instante – seja nas mensagens do whatsapp, nos e-mails, nas demandas do dia a dia do trabalho, ou pelas notícias, que chegam, até mesmo, pelas redes sociais. 

Assim, se concentrar em uma coisa por vez se torna mais difícil, principalmente quando empresas incentivam pessoas multitarefas e que toquem diversas demandas de uma só vez.

Como colocar o flow em prática?

O flow pode ser uma ótima ferramenta para aumentar a produtividade e cuidar da mente. Visto que focar no presente, e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado, pode ser muito benéfico.

Há várias maneiras de experimentar essa técnica, que vão desde atividades banais como ouvir música com batidas rítmicas até praticar exercícios radicais, como alpinismo. O importante, segundo Gabas, “é a total presença e concentração no agora”. “Eu particularmente gosto muito de determinadas respirações porque elas silenciam o lado “tagarela” da mente e permitem maior presença e integração com a experiência que se apresenta”, confessa o empresário. Para os interessados no tema, ele indica os livros  Flow do Mihaly Csikszentmihalyi e Roubando Fogos de Steven Kotler. Para começar a prática, recomenda meditação e exercícios de respiração guiados por especialistas.

Fonte: Fernando Gabas, fundador do Academia Soul.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros