FITT: Entenda o que é e como funciona o método

Bem-estar Movimento
11 de Agosto, 2020
FITT: Entenda o que é e como funciona o método

Independente do seu condicionamento físico, é possível acrescentar o princípio FITT no seu treino. A sigla FITT significa frequência, intensidade, tempo e tipo. Assim, cada elemento funciona em conjunto para ajudar a atingir os objetivos individuais de cada pessoa.

O princípio FITT é um método que consiste em deixar o plano de treino mais eficiente. Além disso, também é uma ótima opção para acompanhar o progresso dos exercícios cardiovasculares e treinamento de força.

Como funciona o método

Frequência

Refere-se à frequência com a qual você realizará os exercícios. Geralmente, pode depender de diversos fatores, como o tipo de treino que você está seguindo, a intensidade dos exercícios e seu nível de condicionamento físico.

  • Exercícios de cardio: Normalmente são feitos com mais frequência. Desse modo, dependendo do seu objetivo, o recomendado é realizar exercícios moderados cinco dias por semana ou cardio intenso três vezes por semana. 
  • Treinamento de força: A frequência recomendada é de dois a três dias por semana. Mas é importante ressaltar que deve haver um ou dois dias de descanso entre as sessões.

Leia também: 3 exercícios de cardio que você deve fazer todos os dias

Intensidade

O componente intensidade tem a ver com o a intensidade do seu exercício.

  • Treino cardio: A intensidade pode ser medida de diferentes maneiras. Nos exercícios de cardio, é possível acompanhar a intensidade pela frequência cardíaca, esforço, monitor de frequência cardíaca ou uma combinação de todas essas medidas.
    No geral, para exercícios de cardio a recomendação é trabalhar em uma intensidade moderada. O treinamento intervalado (HIIT) é feito em alta intensidade por um período mais curto.
  • Treinamento de força: No treinamento de força a intensidade é composta pelo tipo de exercício que você faz, a quantidade de peso que você levanta e o número de repetições e séries. Portanto, comece em um nível que esteja dentro de suas limitações e aumente gradualmente conforme sua força e resistência aumentam.

Tempo

O próximo elemento do plano de treino FITT é quanto tempo você leva para realizar cada exercício. Normalmente, isso depende do seu nível de condicionamento e do tipo de treino que você está fazendo.

  • Cardio: As recomendações sugeridas são de 30 a 60 minutos de cardio, mas a duração do treino depende de cada exercício. Dito isso, opte por exercícios com uma variedade de intensidades e durações para você manter o treino de cardio equilibrado.
  • Treino de força: Durante o treino de força, por quanto tempo você deve levantar pesos também depende. Por exemplo, um treino de corpo todo pode levar até uma hora, enquanto treinar apenas alguns músculos leva menos tempo.

Tipo

O último elemento do FITT, é o tipo de exercício feito.

  • Exercícios cardiovasculares: Existem diversos tipos de exercícios de cardio para variar, reduzir o tédio e ter menos riscos de uma sobrecarga progressiva. Como por exemplo, correr, caminhar, andar de bicicleta e dançar.
  • Treino de força: O treino de força também é uma ótima opção para oferecer variedade. Isso porque eles incluem qualquer exercício que utilize algum tipo de resistência (faixas, halteres, máquinas, entre outros) para trabalhar os músculos.

Leia também: HIIT: Aula curta e intensa para queimar gordura

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

lesões no beach tennis
Bem-estar Movimento

Lesões no beach tennis: joelho e ombro são as mais comuns. Veja como evitar

Assim como em outras atividades, também há risco de lesões no Beach Tennis. Portanto, veja dicas de como evitar lesões como epicondilite lateral.

fasting mimicking
Alimentação Bem-estar

Diet Fasting Mimicking: o que é o método que imita jejum?

A metodologia restringe calorias por um período de tempo determinado

óleo de coco
Alimentação Bem-estar

Óleo de coco: benefícios e possíveis usos

Multiuso e cheio de benefícios, o óleo de coco é um dos destaque do momento para quem procura uma vida mais saudável. Saiba mais