Emagrecer pode ajudar a aumentar a fertilidade, diz especialista

Casais que desejam ter um filho podem aumentar as chances de engravidar tomando alguns cuidados com a saúde. Um deles é controlar o IMC (índice de massa corporal), visto que há uma ligação direta entre níveis de fertilidade e sobrepeso.

“Mulheres com sobrepeso têm cerca de 25% menos chances de engravidar. E aquelas com obesidade apresentam queda na probabilidade de gravidez de até 50%”, afirma o especialista em reprodução humana Rodrigo Rosa, diretor clínico da Mater Prime, em São Paulo.

Quando se trata dos homens, o impacto pode ser ainda maior. As pessoas com obesidade têm uma diminuição de até 60% na fertilidade. “O excesso de gordura corporal prejudica a produção de testosterona, o que, além de reduzir o apetite sexual e causar dificuldade de ereção, também interfere na qualidade e quantidade de espermas”, complementa o profissional.

Fertilidade e sobrepeso

É por isso que se preocupar em manter uma alimentação equilibrada e buscar o peso adequado (se for o caso), podem auxiliar o processo. É válido lembrar, também, que doenças crônicas como diabetes e hipertensão têm influência direta na fertilidade. Além disso, o diabetes gestacional durante a gravidez pode causar problemas de saúde ao bebê.

O peso inadequado também interfere na produção dos hormônios sexuais femininos, principalmente o estrogênio, o que, consequentemente, atrapalha o processo de ovulação. “E, nesse caso, não se trata apenas da obesidade, já que mulheres muito abaixo do peso também têm menor chance de engravidar, além de possuírem um risco maior de entrar na menopausa precocemente.”

Leia também: Dieta da fertilidade: Alimentos que ajudam a engravidar

Como buscar o peso adequado para engravidar

O ideal é procurar auxílio profissional e começar a praticar exercícios físicos. Mas também é necessário se atentar ao cardápio. “A alimentação influencia a maioria dos processos do organismo. Afinal, é ela a responsável por fornecer os nutrientes necessários para que as células funcionem corretamente. E isso também vale quando o assunto é fertilidade”, explica Rodrigo.

Contudo, ele também aconselha: casais que tentam, mas não conseguem engravidar por mais de um ano, devem procurar médicos especialistas para investigar as possíveis causas.

Sobre o autor

Amanda Panteri
Amanda Panteri
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em alimentação saudável.