Faustão passa por transplante de rim
O apresentador Fausto Silva (Faustão), de 73 anos, passou por um transplante de rim na última segunda-feira (26/02) no Albert Einstein, em São Paulo — onde segue internado. Ele já havia feito uma cirurgia de transplante de coração no mesmo hospital em agosto de 2023 (seis meses atrás).
De acordo com um boletim divulgado pela equipe médica do apresentador, o procedimento aconteceu “sem intercorrências”. “O paciente seguirá em observação para acompanhamento da adaptação do órgão e controle clínico”, diz o comunicado.
Faustão fazia cerca de três diálises na semana desde setembro de 2023. O procedimento remove resíduos e água em excesso no sangue quando os rins não conseguem fazer isso naturalmente.
Leia também: Adaptação depois do transplante: afinal, como funciona?
Faustão passou por outro transplante: relação entre coração e rim
De acordo com um artigo brasileiro, não é incomum que pessoas com insuficiência cardíaca necessitem da diálise. O excesso de volume circulante (sangue, líquidos e outras substâncias que circulam nos vasos) é uma complicação presente em aproximadamente 80% dos pacientes diagnosticados com a condição.
Isso porque a insuficiência cardíaca, com o tempo, pode culminar em insuficiência renal. Isso faz com que a pessoa urine pouco (ou nem urine) e retenha líquidos. Assim, a diálise entra para preservar a função dos rins e eliminar os líquidos em excesso, ajudando também a melhorar a performance do coração.