Falta de tempo é a principal razão para não treinarmos, diz estudo

Bem-estar Movimento
26 de Abril, 2023
Falta de tempo é a principal razão para não treinarmos, diz estudo

Se tem uma coisa comum à maioria dos brasileiros, com certeza é a rotina agitada. Por isso, a falta de tempo para treinar foi apontada como a principal razão do sedentarismo na pesquisa Panorama Setorial Fitness Brasil, encomendada pela Fitness Brasil e realizada pelas empresas EY e Armatore Market + Science.

O levantamento contou com quase 4,5 mil respostas online. De acordo com ele, a falta de tempo foi a principal explicação para 46% dos homens e 36% das mulheres não praticarem atividade física. Além disso, somente 6% dos homens e 15% das mulheres afirmaram não treinar por não gostar de exercícios físicos.

Leia também: Treino com séries de quatro segundos auxilia no ganho de massa muscular

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 300 minutos de atividade moderada (ou 150 minutos de intensa) por semana. Mas e quando a agenda não permite reservar alguns minutinhos para colocar o corpo em movimento, o que fazer? Confira algumas dicas:

Como driblar a falta de tempo para treinar?

1 – Monte um cronograma

Montar um cronograma é fundamental se você passa a maior parte do dia ocupado. Desse modo, com uma planilha ou uma agenda, é possível estabelecer os horários para cada um dos itens.

Determine um horário específico para cada atividade e qual será a duração. Para os exercícios físicos, é importante levar em consideração deslocamento, alimentação, banho, entre outros. Assim, você irá organizar melhor o seu dia a dia.

2 – Escolha algo que você goste

Escolha uma atividade física que seja prazerosa. Caso contrário, você não conseguirá mantê-la a longo prazo. Mesmo que seja apenas uma caminhada, o importante é se movimentar.

3 – Falta de tempo para treinar? Estabeleça prioridades

Esquecer as principais prioridades na vida é comum. Entretanto, ao focar apenas no trabalho, por exemplo, a importância do cuidado com a saúde acaba sendo esquecido.

Cuidar da saúde deve ser prioridade na vida de todos. Dito isso, quando praticar uma atividade física torna-se uma prioridade, sempre haverá tempo na sua agenda.

4 – Utilize as horas vagas

Você já parou para pensar quanto tempo perde no celular, especificamente nas redes sociais?

Portanto, analise seu tempo, focando no que é produtivo ou não. Com pequenas mudanças, você terá grandes resultados.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

benefícios da banana
Alimentação Bem-estar Saúde

10 benefícios da banana que provavelmente você não conhece (mais receitas)

A banana é amiga do intestino, além de ser eficiente na prevenção de cãibras. Veja outros benefícios da fruta!

mulher fazendo o exercício peck deck na academia
Bem-estar Movimento

Peck deck (voador): o que é, para que serve e como fazer o exercício

Entenda quais músculos o peck deck aciona, como executar corretamente e quais exercícios podem substituí-lo nos dias mais cheios da academia

perda muscular
Bem-estar Movimento Saúde

Perda muscular compromete a recuperação do paciente  

A sarcopenia, a perda de massa muscular e da força, aumenta o risco de complicações em diversos quadros