7 motivos para você se exercitar pela manhã
Quando o assunto é exercícios físicos, não são poucos os debates que tentam defender o que é melhor: pilates ou yoga? Correr na esteira ou ao ar livre? Mas, nenhuma discussão é tão polarizada quanto qual o melhor horário para se exercitar: pela manhã ou de noite?
Claro que o melhor horário para realizar uma atividade física é aquele que se encaixa com mais facilidade na sua agenda e rotina. Mas, os benefícios de começar o dia praticando exercícios são indiscutíveis e inúmeros.
O importante é se movimentar. Pois, os exercícios físicos são necessários para manter a saúde física e mental estáveis. Dessa maneira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos realizem atividades físicas por pelo menos 300 minutos – até uma hora de exercícios por cinco dias ou 40 minutos por sete dias – ou 150 minutos de atividade física intensa por semana.
Portanto, se você tem preguiça de acordar cedo para fazer atividades físicas, Listamos motivos que vão fazer você mudar de ideia:
7 motivos para você se exercitar pela manhã
Não precisa se preocupar pelo resto do dia
Chegar na academia logo cedo tira essa atividade do seu caminho no resto do dia. Afinal, você já cumpriu sua meta de atividades físicas e não terá que pensar mais no assunto. Não importa se vai chover, aparecer outro compromisso ou se bater aquela preguiça depois do trabalho: o seu dever já estará cumprido, e você não vai precisar escolher entre o exercício e o happy hour ou o jantar com os amigos.
Suas escolhas alimentares serão melhores
Sim, o dia começou com o pé direito e você pensará duas vezes antes de trocar a salada por um hambúrguer – não vai querer desperdiçar o esforço de ter acordado cedo para depois comer algo gorduroso. Fazer uma atividade logo cedo faz você não só se alimentar melhor, mas também praticar pequenas boas atitudes – como subir escadas em vez de pegar elevador – para manter o ritmo, e isso melhora sua saúde a longo prazo.
Atividades físicas pela manhã rendem mais
Seu corpo estará descansado e pronto para aguentar os exercícios, e sua mente, livre de pensamentos. Bem diferente de ir para a academia depois de um dia exaustivo de trabalho e outras tarefas da rotina.
Seu metabolismo ficará acelerado
Pesquisas apontam que quem se exercita de manhã queima até 20% mais de gordura do que se a mesma atividade fosse feita em outro horário do dia.
Leia também: Bicicleta: Pedalar na rua ou na academia?
Melhora o humor
Mesmo que você se sinta sonolento por acordar mais cedo, os exercícios vão liberar endorfina, um analgésico natural do corpo. Se o seu cérebro toma um “banho” de endorfina logo pela manhã, você começará o dia se sentindo mais otimista e menos suscetível ao estresse e ansiedade, o que torna o resto da rotina mais produtiva. Além disso, há a sensação de “dever cumprido” por ter feito algo por você logo ao acordar.
Ao se exercitar de manhã, você dorme melhor
Quem faz atividade física cedo tem melhora em alguns aspectos que influenciam na qualidade do sono, como a insônia e a síndrome das pernas inquietas. Assim, quem treina durante a noite eleva a temperatura do corpo, o que pode comprometer o adormecimento.
Ajuda a diminuir a pressão arterial
Mudanças no estilo de vida como malhação matinal podem ajudar quem tem hipertensão. Em um estudo publicado no veículo especializado Journal of Vascular Health and Risk Management, voluntários se exercitaram em três horários diferentes: 7h, 11h e 19h. Os que malharam mais cedo reduziram sua pressão arterial pós-treino em 10%.