Exercícios para fazer na praia
O verão chegou! Isso inclui doses extras de sol, mergulhos refrescantes no mar e, claro, exercícios para fazer na praia, por que não, né? Tudo bem, sabemos que no auge do verão, os cochilos debaixo do guarda-sol parecem ser mais atraentes do que suar em roupa de banho. Mas, temos bons motivos para fazer você acreditar que praticar atividade física na areia traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente.
Leia mais: Calorias das comidas e bebidas de praia
Exercícios para fazer na praia
De acordo com Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, as atividades mais indicadas para realizar na praia são a corrida ou caminhada, treinos funcionais em circuito e Yoga. Além, é claro, dos diversos esportes individuais ou em grupos que é possível fazer.
Benefícios de treinar na areia
“A prática de atividades físicas na praia requer alguns cuidados importantes, mas pode ser uma ótima maneira de se motivar para o exercício, até porque você estará ao ar livre em um ambiente bonito e relaxante”, explica Eduardo Netto. Além disso, o contato direto com a natureza costuma ser uma excelente oportunidade para se combater o estresse e a depressão.
De uma forma geral, os treinos na praia podem ser bastante intensos. Por conta do terreno fofo e irregular, a areia exige muito mais esforço da musculatura – até de camadas mais profundas dos músculos, que são estabilizadores de postura. Na caminhada ou corrida, por exemplo, a musculatura dos pés trabalha com mais intensidade, pois tem como objetivo deslocar areia para realizar o exercício.
As atividades na areia também oferecem diversos benefícios quando comparadas com treinos indoor: aumentam as habilidades como equilíbrio, propriocepção e coordenação motora. Também exigem mais condicionamento cardiorrespiratório, produzem mais endorfina e serotonina (hormônios que aumentam o bem-estar) e trazem uma sensação deliciosa de liberdade.
De acordo com Netto, praticar atividade física na areia resulta no aumento da força nas panturrilhas, por conta da sobrecarga. Além disso, auxilia no fortalecimento de músculos e articulações, eleva o dispêndio energético e reduz o impacto em comparação ao asfalto, já que quanto mais fofa areia, menor será o impacto e exige maior demanda muscular para que ocorra o deslocamento.
Cuidados indispensáveis ao treinar na praia
- Horários de treino
Escolha horários de menor incidência de sol, preservando assim a saúde da pele. Além disso, dê preferência aos treinos antes das 10h e depois das 17h. O protetor solar também é imprescindível, bem como boné e óculos.
- Hidratação
Não descuide da hidratação! Dessa forma, para evitar desidratação e outras doenças relacionadas com o calor, hidrate-se adequadamente. Faça a ingestão de líquidos antes, durante e após o seu treino, ou seja, não espere a sede chegar.
Os líquidos devem ser mais frios que a temperatura ambiente (entre 8 e 18°C) e podem ser também saborosos, porém não muito doces. A adição de carboidratos e/ou eletrólitos devem ser realizados apenas para treinos de mais de 1hora de duração.
- Atenção aos imprevistos
Fique atento no local que você vai optar por praticar seus exercícios. Palitos, tampinhas, pedrinhas ou vidro quebrado podem estar escondidos embaixo da areia e, principalmente se você estiver descalço ou for se deitar no chão, pode se machucar.
- Vestimenta
Por fim, utilizar roupas confortáveis e adequadas é fundamental quando o assunto são exercícios para fazer na praia. Opte por peças leves e dependendo da atividade, calçados ou protetores para os pés adequados.
Fonte: Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech.