Melhores exercícios para acabar com a flacidez
Conseguir um corpo trabalhado e acabar com a flacidez é um trabalho que envolve muita perseverança e disciplina, não podemos negar. Seja abdômen, coxas ou glúteos, a verdade é que nenhuma parte do corpo está livre do temido tecido flácido.
A flacidez possui diferentes origens, como sedentarismo, envelhecimento, gravidez, obesidade, oscilações bruscas de peso e dieta inadequada. Existem dois tipos de flacidez: aquela que se concentra na pele e a outra que se dá na musculatura. Tanto uma como a outra se beneficia pela prática de atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis.
Separamos exercícios essenciais que facilitam consideravelmente o processo de eliminação da flacidez – já que deixam os músculos durinhos em pouco tempo Não pule nenhum movimento:
Flexão de braço
Flexão de braço é um exercício bastante versátil que pode trazer benefícios tanto para iniciantes quanto para os mais avançados. Para não ter problemas e acabar se lesionando enquanto realiza a flexão de braço, é importante tomar cuidado com o posicionamento das mãos, colunas e quadril.
- As mãos devem estar alinhadas com o peitoral e abertas de forma que os cotovelos consigam dobrar até 90 graus.
- Já os cotovelos devem estar voltados para fora. Tome cuidado para não deixar o quadril muito elevado ou abaixado, ele deve estar na mesma altura do tronco. Os pés podem estar juntos com o corpo todo esticado, ou os joelhos ficam apoiados no chão, facilitando o movimento.
Tríceps na cadeira
- No espaço em que for se exercitar, coloque uma cadeira e coloque alguns pesos em cima, para que ela fique fixa.
- Em seguida, fique de costas para o assento, coloque as mãos na borda e estenda as pernas para a frente (todo o peso será sustentado pelos braços e pelos calcanhares).
- Agora flexione seus membros, abaixe seus quadris e volte. Repita o movimento 15 voltas.
Abdominal
Os abdominais estimulam os músculos da barriga de forma isolada, sobretudo os oblíquos e reto abdominais.
- Deite com as costas apoiadas no chão ou colchonete, levante as pernas sem tirar as costas do chão, e simule pedalar em uma bicicleta com os pés para cima. Com as mãos atrás da cabeça, tente alcançar o joelho direito quando ele estiver mais perto do abdômen e repita o procedimento quando o esquerdo estiver mais próximo.
- Deite-se no chão, flexione os joelhos e levante os calcanhares. Em seguida, levante o tronco, de modo que a mão direita toque o calcanhar do mesmo lado. Alterne com a mão esquerda no pé esquerdo.
- Continue deitado e levante as pernas, fazendo um movimento simultâneo de cima para baixo, como se estivesse cortando com uma tesoura. Não se esqueça de manter a força no abdômen para que esta área seja definida.
- Com a mesma posição voltada para cima, dobre os joelhos e levante as pernas para que os calcanhares não toquem o chão. Depois, cruze as mãos e leve-as de um lado para o outro, tocando o chão.
Agachamento
Se a ideia é deixar o bumbum durinho, as coxas definidas e a barriga sarada, o agachamento deve ocupar o topo da sua lista de atividades praticadas para melhorar a forma. O exercício nada mais é do que a flexão e na extensão dos joelhos e quadril, como se fosse realizar o movimento de sentar e levantar, partindo de uma posição vertical do corpo.
- Quando for realizar o agachamento, os pés devem estar paralelos (lado a lado) na mesma direção do quadril. Tome cuidado para não deixar as pernas muito abertas ou fechadas e, na hora de se agachar, o quadril deve ser projetado para trás. Muitas pessoas não conseguem agachar corretamente além de 90 graus, mas não tem problema. A ativação dos músculos já ocorre quando as pernas formam esse ângulo com o chão.
- Você pode começar com três séries de 10 a 12 repetições. Mas, no caso de dor nos joelhos ou nas costas, pare o exercício e procure orientação de um especialista.
Afundo
- Em pé, fique com uma das pernas à frente do tronco e com o calcanhar da perna de trás longe do solo. Desça o joelho da frente até 90°, enquanto a perna de trás fica um pouco estendida (seu joelho de trás deve tocar o solo).
- Retorne estendendo o joelho da frente, mas pare antes de entrar na extensão total para não atingir um ângulo de relaxamento do quadríceps.
Escada
É uma alternativa poderosa para incluir à rotina esportiva, dentro ou fora da academia. Além de prática, ela auxilia na tonificação dos músculos e na evolução cardiorrespiratória. além de trabalhar equilíbrio, coordenação e força.
- Suba 30 degraus. Em seguida, faça 3 séries de 20 movimentos de sobe e desce no pé de bailarina para trabalhar a mobilidade do tornozelo e a panturrilha.
- Suba de 2 em 2 degraus contabilizando 15 vezes. Na recuperação, desça de maneira normal.
Leia também: 5 melhores exercícios para pernas fortes e lindas