Exercício que Harvard indica para um abdômen firme
Combater a gordura abdominal é um objetivo comum de muita gente que deseja manter o corpo em forma. Nesse sentido, muitas atividades físicas são indicadas para trabalhar a região e desenvolver os músculos da barriga. Apesar do leque de opções, a Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas do mundo, tem seu movimento preferido. Conheça o exercício que Harvard indica para um abdômen firme.
Qual o exercício que Harvard indica para um abdômen firme?
Você pode estar pensando que a maneira mais simples de trincar a barriga é apostar nos abdominais. Mas, o exercício que Harvard indica para um abdômen firme é a prancha.
A prancha é um dos exercícios mais completos. Pois, mantém todo o corpo em tensão graças a uma contração isométrica que fortalece o abdômen, glúteos, pernas, costas e peito.
Para realizar o movimento, é necessário colocar-se de bruços no chão como se fosse fazer uma flexão. Os cotovelos são posicionados a 90 graus em relação ao corpo, apoiando os antebraços no chão e mantendo o corpo em linha reta desde o topo da cabeça até as pontas dos calcanhares. Além disso, é importante proteger a região lombar dobrando o umbigo e mantendo as costas retas.
Leia também: Perder barriga: melhores exercícios, cardápio e receitas
Dicas e cuidados na hora de executar a prancha
- Sempre busque aconselhamento profissional para verificar a execução dos exercícios de seu treino. Isso é importante não só para os resultados, mas também para evitar lesões e melhorar o condicionamento de forma segura.
- Além de prancha, inclua treinos aeróbios e de alta intensidade para manter o metabolismo acelerado e queimar muitas calorias até mesmo depois de se exercitar.
- Ao fazer abdominais, tome cuidado para não forçar o pescoço e região cervical. O foco é sempre no abdômen, que precisa fazer força e estar sempre contraído.
- No caso da prancha, evite olhar para a frente e para cima. O olhar precisa estar voltado para baixo para não sobrecarregar o pescoço e prejudicar a postura. Não se esqueça de manter os quadris alinhados e encaixados – nada de deixá-los para baixo, pois machuca a região lombar e afeta a postura.
- Por fim, se o seu foco for definição abdominal, saiba que é importante seguir um plano alimentar equilibrado. Ou seja, os exercícios por si só não fazem milagre se não houver a ingestão adequada em nutrientes, evitando excessos como frituras, alimentos industrializados e outras guloseimas.
Leia também: Melhores abdominais para fortalecer e definir a região