Como o exercício físico pode beneficiar os rins

Bem-estar Movimento
13 de Março, 2020
Como o exercício físico pode beneficiar os rins

Não é novidade que o exercício físico é benéfico para melhorar a qualidade de vida. Para diversas pessoas, pode ser difícil iniciar uma rotina fitness na academia e alimentação balanceada. Entretanto, a prática também pode ser uma ótima opção para melhorar a função renal e, assim, garantir o bom funcionamento dos rins.

Praticar atividade física pode soar como um tabu para pessoas com problemas relacionados ao rim. Isso porque a maioria tem o pensamento de que o repouso constante é necessário. Porém, o personal trainer Giulliano Esperança esclarece que, levando em conta a doença e a periodização da atividade em termos de volume e intensidade, os exercícios são não só benéficos, mais essenciais nesse caso.

Leia também: Benefícios do exercício físico para pacientes com câncer

Exercícios e a saúde dos rins

De acordo com uma análise comandada pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, entre 84.225 mulheres investigadas, as que se exercitavam com frequência apresentavam um risco 31% menor de padecer com os cálculos nos rins. Isso porque o esporte ajusta a maneira como o organismo lida com moléculas cruciais à formação das pedras, por exemplo.

Exercitar-se protege inclusive contra o câncer renal, concluiu um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, que avaliou mais de 90 mil corredores e caminhantes. Mas, vale ressaltar que é preciso, no mínimo, cumprir as recomendações gerais de prática de atividade física. Ou seja, cerca de 150 minutos de atividades por semana.

O treinamento regular melhora o controle da pressão arterial, perfil lipídico e saúde mental dos indivíduos, inclusive dos que enfrentam algum problema renal. Além disso, aumenta a flexibilidade, força e função muscular que são prejudicadas devido à inatividade. Porém, para poder iniciar um programa de exercícios, é preciso liberação por parte de um médico especialista.

Leia também: Os exercícios físicos mais eficazes para combater a obesidade

“No caso de quem apresenta problemas prévios nos rins, atividades como caminhada, bicicleta e levantamento de peso com cargas leve contribuem com a melhora do quadro clínico. Lembrando que, além de caprichar na hidratação, sempre se deve conversar com o médico antes e verificar a possibilidade de ter um planejamento para a realização de atividades físicas” explica o especialista. 

Por fim, o personal aconselha que, para ter um tratamento eficaz é necessário ter a ação de uma equipe multidisciplinar: composta por especialistas como fisioterapeutas e educadores físicos.

Fonte: Giulliano Esperança, Personal Trainer e Diretor Executivo do Instituto do Bem-Estar em Rio Claro/SP.

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

poke é saudável
Alimentação Bem-estar

Poke é saudável? Veja dicas na hora de consumir

Veja dicas de alimentos que não vão interferir no seu objetivo, seja emagrecer ou ganhar massa magra

mulher se consultando com um médico
Bem-estar Saúde

Preparação para a bariátrica vai além dos exames e envolve mudanças de vida

Antes de entrar no centro cirúrgico, o candidato à cirurgia bariátrica percorre um caminho de preparação que promete mais do que a perda de peso: uma

tempo em frente às telas
Alimentação Bem-estar Equilíbrio Saúde

Maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes

Pesquisa brasileira avaliou dados de 1,2 mil adolescentes e constatou que a maioria gasta mais de 2 horas de tempo em frente as telas