Dá para eliminar as estrias com exercícios físicos?

Bem-estar Movimento
07 de Julho, 2020
Bianca Carolina Pichirilli
Revisado por
Educadora Física • CREF 144786-G/SP
Dá para eliminar as estrias com exercícios físicos?

Para muitos de nós, as estrias são aquelas cicatrizes indesejadas que gostaríamos de fazer desaparecer magicamente. Estrias são extremamente comuns e ocorrem devido ao alongamento da camada dérmica da pele. Embora um número exato seja desconhecido, estudos sugerem que cerca de 80% das pessoas sofrerão com estrias.

Elas geralmente afetam os glúteos, seios e abdômen. Mas, podem aparecer em qualquer parte do corpo e ser causadas por vários fatores, incluindo gravidez, alterações hormonais, crescimento e genética.

A cada ano, surgem diversos tratamento que prometem minimizar essas marcas ou, até mesmo, eliminá-las, e as atividades físicas já foram apontadas como uma das maneiras de acabar com elas.

Será que exercícios físicos combatem as estrias?

O exercício tem muitos benefícios para a saúde da pele, mas a eliminação de estrias não é uma delas. As estrias são compostas de tecido cicatricial e podem cobrir uma grande faixa de pele. As estrias ainda podem ser tratadas para reduzir e até eliminar a aparência, mas infelizmente o exercício não tem efeito positivo nas marcas que já existem. 

A atividade física pode ajudar a fazer alterações na massa do corpo, seja aumentando a massa muscular para preencher a pele solta ou queimando gordura para conter os efeitos do alongamento devido ao ganho de massa corporal. Nesse sentido, o exercício pode ser usado para evitar o surgimento de novas estrias, mas as estrias que já estão aparentes não serão afetadas pelo treino

Leia também: Os melhores alimentos anti-idade para colocar na dieta

Prevenção

Uma das principais maneiras de evitar estrias é simples e acessível: beber água regularmente. A água vai fornecer vitaminas e minerais ao corpo para manter a pele elástica e adaptável. 

Você pode hidratar a pele diariamente com produtos específicos à base de ácido retinoico. Também vale apostar em óleos, como o de amêndoas, rosa mosqueta e o de uva, que formam uma barreira sobre o corpo, evitando a saída da água e, assim, o ressecamento.

A prática de exercícios pode ajudar a regular o peso do corpo e evitar ganhos ou perdas excessivas de massa corporal. Isso pode reduzir a probabilidade de desenvolver novas estrias. 

Tratamentos como luz pulsada intensa e laser podem ser eficazes para minimizar o aparecimento durante os estágios iniciais da formação, mas não eliminam as marcas em definitivo. 

Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e de profissionais de Educação Física.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva