Como não se estressar com a comida no fim do ano

Alimentação Bem-estar
19 de Dezembro, 2019
Como não se estressar com a comida no fim do ano

É comum se sentir estressado com a comida no fim do ano. O período traz um amontoado de fortes emoções e, claro, muita comemoração regada a comida e bebida. Assim, quem está tentando seguir uma alimentação saudável e emagrecer, pode se ver “perdido” com o excesso de refeições fora da dieta. Portanto, fica a pergunta: Como não se estressar com a comilança do fim do ano? 

Apesar de esse sentimento ser corriqueiro, será mesmo que ele é saudável? Afinal, é a época perfeita para se reunir com os entes queridos, com as pessoas que mais amamos e estimamos. Assim sendo, a comida não deveria ser a maior preocupação, mas sim curtir o momento e aproveitar ao lado da família e amigos. 

Pensando nisso, veja dicas de como evitar a tensão e curtir as ceias de Natal e Ano Novo tranquilamente. 

Como não se estressar com comida no final do ano

Comentários sobre peso e o corpo são mais comuns do que gostaríamos, especialmente no verão. Mas, é preciso saber evitar seus efeitos na mente e não deixar com que isso nos desestabilize.

Por isso, uma excelente estratégia para não se estressar nas reuniões familiares (no fim, bem como no restante do ano), especialmente as que envolvem comida, é: alimentação intuitiva.

Alimentação intuitiva para combater o estresse do fim de ano

A alimentação intuitiva, também conhecida como alimentação consciente, consiste em uma “dieta” essencialmente ausente de regras. Como assim? 

Essa abordagem alimentar tem seu enfoque em perceber os sinais do corpo. Ou seja, é estabelecido que devemos prestar atenção e escutar nós mesmos e as indicações dadas por nosso organismo.

Desse modo, passamos a entender com maior clareza o que é fome de verdade e o que é uma necessidade emocional que buscamos preencher com comida. Assim, a chamada alimentação intuitiva é a grande combatente da compulsão alimentar

Em resumo, alimentação intuitiva significa se libertar do ciclo de dieta e aprender a comer conscientemente e sem culpa

Logo de cara, essa proposta pode parecer o paraíso da comilança, mas suas criadoras defendem que uma vez que você começa a prestar atenção, você descobre que comer sacos de jujubas todos os dias faz com que você se sinta cansado e enjoado, enquanto se alimentar de uma salada com proteínas, legumes e temperos caseiros proporcionam mais energia e plenitude. 

Leia mais: Mindful Eating: O método que ensina a comer de forma consciente

Como praticar a alimentação intuitiva no fim do ano

Por vezes, torna-se difícil praticar a alimentação intuitiva, ainda mais em um mundo que constantemente quer nos dizer o que fazer, o que pensar e, principalmente, o que comer. 

Em tempos de festa, tal como o final do ano, isso se intensifica. Ora nos informam sobre a receita do momento, ora nos recomendam não comer algo. Mas, como evitar a imersão completa nesse amontoado de informações constantes? 

É difícil, ainda mais na era digital. Portanto, conheça alguns comportamentos que podemos adotar para que estabeleçamos uma boa relação com a nossa alimentação, seguindo a alimentação intuitiva: 

  • Rejeitar a mentalidade do “não” (exemplo: “não posso comer isso”);
  • Entender que tudo está permitido – o que importa são as quantidades;
  • Honrar sua fome;
  • Não ser inimiga(o) da comida;
  • Alegrar-se com a saciedade ;
  • Privilegiar sua saúde e nutrição;
  • Respeitar seu corpo .

Em suma, busque aproveitar o momento e satisfazer o corpo sem excesso e sempre com controle de suas vontades. Nem a comida, nem o fim do ano são inimigos.

Leia também: Como manter a dieta durante as festas de final de ano

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher de lado tomando um suco verde em um copo
Alimentação Bem-estar

Como comer mais fibras no dia a dia? Dicas simples

O nutriente promove saciedade, melhora o trânsito intestinal, ajuda a evitar picos de açúcar no sangue e diminui a absorção das gorduras. Veja como comer mais

foto mostra diferentes pincéis de maquiagem
Beleza Bem-estar

Pincéis e esponjas de maquiagem podem causar acne e alergias. Como higienizar?

Você já tentou de tudo, mas não consegue se livrar do aparecimento de espinhas? Já tentou lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem?

corrida
Bem-estar Movimento Saúde

Como proteger garganta e ouvidos na corrida durante o inverno

É necessário tomar os devidos cuidados para proteger garganta e ouvidos durante a corrida no inverno. Saiba mais!