Quem faz esporte tem mais propensão a ter sensibilidade nos dentes?

Bem-estar Movimento
01 de Dezembro, 2022
Quem faz esporte tem mais propensão a ter sensibilidade nos dentes?

A prática de atividades físicas é essencial tanto para a nossa saúde física, quanto mental. Previne doenças, melhora o humor, garante mais disposição no dia a dia, entre muitos outros benefícios. Mas você sabia que praticar esportes pode vir a afetar a saúde bucal?

De acordo com um estudo feito pela Faculdade de Odontologia do Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha, um treino pesado pode aumentar o risco de problemas dentários.

Como a saúde dos dentes é afetada pelos exercícios físicos?

A pesquisa, publicada no The Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports, analisou dados de 70 pessoas, sendo 35 triatletas e os outros 35 adultos saudáveis.

Os pesquisadores fizeram um exame oral em todos os participantes e, em seguida, 15 atletas correram por 35 minutos. Durante esse período, eles tiveram amostras de saliva coletadas e comparadas com as de outros grupos.

Os resultados mostraram que os atletas que treinaram apresentaram uma menor produção de saliva em comparação aos indivíduos que não praticavam esportes intensos. Mesmo ingerindo água ou outros líquidos durante a corrida, eles ficavam com a boca seca. E a saliva é responsável pela limpeza e proteção natural dos dentes.

Além disso, os atletas demonstraram maior erosão no esmalte dos dentes, o que aumenta as chances de sensibilidade e cáries. Os dados da pesquisa também mostraram que quanto mais tempo treinando, maior a probabilidade de desenvolver cárie.

Um outro estudo da University College London e realizado com 279 atletas de elite mostrou que 41% dos voluntários apresentaram desgaste erosivo — principalmente no caso dos homens. Os cientistas também descobriram que 77% dos atletas tiveram sangramento nas gengivas.

Como evitar?

Vale destacar que você não precisa abrir mão das atividades físicas para manter a saúde bucal em dia. Afinal, se movimentar é fundamental para o nosso corpo e mente. Mas é importante adotar alguns hábitos que podem ajudar a evitar problemas dentários e melhorar o desempenho nos treinos. Confira abaixo:

  • Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia;
  • Usar fio dental uma vez ao dia, no mínimo;
  • Não ficar muito tempo sem realizar a higiene bucal após ingerir alimentos açucarados, como refrigerantes e doces, por exemplo;
  • Reduzir o consumo de alimentos e bebidas ácidas;
  • Fazer o check-up com um dentista duas vezes ao ano.

Leia também: Dor de dente: conheça as causas, tratamentos e como evitar

Referências

GaúchaZH

Sports Performance Bulletin

Leia também:

chá de boldo
Alimentação Bem-estar

Chá de boldo: para que serve, benefícios e como fazer

O chá de boldo é utilizado para tratar uma variedade de problemas digestivos, como má digestão, gases, azia, constipação e diarreia

prato com ovos, bacon, espinafre e tomates-cereja, ingredientes típicos da dieta cetogênica
Alimentação Bem-estar

Dieta cetogênica é indicada para emagrecer e desinchar; cardápio de 7 dias

Saiba tudo sobre a estratégia alimentar que conquistou muitas famosas

Creatina na menopausa
Alimentação Bem-estar Saúde

Creatina na menopausa: suplemento ameniza efeitos e promove bem-estar

A suplementação surge como uma alternativa promissora para combater os efeitos negativos da menopausa e promover o bem-estar feminino