Quanto tempo preciso esperar depois de acordar para malhar?

Bem-estar Movimento
26 de Janeiro, 2021
Quanto tempo preciso esperar depois de acordar para malhar?

Os benefícios de acordar cedo para começar o dia praticando exercícios físicos são indiscutíveis e inúmeros. Ao acordar para malhar, seu corpo estará descansado e pronto para aguentar a atividade, e sua mente, livre de pensamentos. 

Também é um alívio tirar essa tarefa do seu caminho logo cedo. Afinal, você já cumpriu sua meta de atividades físicas e não terá que pensar mais no assunto. 

Mas, será que para quem costuma acordar para malhar, é seguro sair da cama e voar para um treino? Ou existe um tempo que é preciso esperar depois de acordar para malhar? 

Acordar para malhar: Quanto esperar?

“O importante é que o corpo tenha algum tipo de ativação – um período de aquecimento e alongamento, por assim dizer, para que se prepare para o treino”, diz David Geier, ortopedista especializado em medicina esportiva.

Seja pilates, ioga ou HIIT, provavelmente o exercício será mais difícil para quem não se aquecer antes. Para o médico, então, é seguro esperar, pelo menos, de 15 a 30 minutos depois de despertar para começar a praticar qualquer atividade, seja moderada ou intensa. 

Também é preciso levar em conta que diferentes exercícios usam diferentes fibras musculares e sistemas de energia, o que afetará seu corpo de maneira distinta. 

Leia também: 8 motivos para se exercitar logo pela manhã

No caso de uma corrida, o corpo leva de três a cinco minutos, às vezes mais, para perceber que fará uma atividade antes de iniciar o metabolismo aeróbico, em oposição a uma aula de HIIT, por exemplo, em que é necessário alterar os sistemas de energia de forma rápida pela intensidade do treino. 

Entretanto, nos dois casos se vê a necessidade de fazer um aquecimento dinâmico para sinalizar ao corpo e ao sistema nervoso central que você vai se mover, em vez de apenas correr para a aula e começar. 

Malhar x alimentação

O que você come antes de praticar atividades – e quando come – também influencia em como irá se sentir no treino matinal. Assim que você se alimenta, o corpo passa a enviar sangue para o estômago para iniciar a digestão. Então, se você malhar logo em seguida, desencadeia uma espécie de luta sobre para onde o volume de sangue em seu corpo deve ser mandado.

Portanto, é melhor comer algo leve e dar um tempo para digerir antes de partir para o suor. A moral da história é que você não deve forçar seu corpo a passar do repouso ao exercício sem prepará-lo. Dez minutos de alongamentos dinâmicos já ajudam o corpo a se organizar para essa atividade.

Caso contrário, você está basicamente indo de zero a 100, e seu organismo simplesmente não irá responder como deveria. 

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

mulher praticando atividade física ao ar livre e suando
Bem-estar Movimento

Suar emagrece? Entenda se a transpiração ajuda a perder calorias

Suar demais realmente significa que você está perdendo peso? Descubra

foto mostra uma xícara de chá vazia com paus de canela ao lado em cima de um prato
Alimentação Bem-estar

É termogênico e ajuda no equilíbrio da glicemia e do colesterol; veja benefícios do chá de canela

A bebida é uma ótima opção para esquentar o corpo — muitos afirmam, ainda, que ela emagrece

farinha de beterraba
Alimentação Bem-estar

Farinha de beterraba: benefícios e como incluir na dieta

Pode prevenir doenças cardiovasculares, melhorar o aporte de fibras e ainda ajudar a aumentar a performance esportiva