Passar um tempo em um espaço azul faz bem para a mente

Bem-estar Equilíbrio
03 de Fevereiro, 2020
Passar um tempo em um espaço azul faz bem para a mente

Se você gosta de passar um tempo do seu dia em um espaço azul, como mar, piscina, lago ou cachoeira, saiba que isso pode trazer benefícios para a sua saúde mental. 

Ao ter acesso a um espaço azul, ele poderá torná-lo mais feliz, de acordo com a ciência. Além disso, também é capaz de reduzir níveis de estresse, melhorar a qualidade de vida e torná-lo mais sociável e altruísta. 

Leia também: Ativos da natureza que valem por um calmante

Um estudo publicado no jornal acadêmico feito pela Oxford Academy, na Inglaterra, descobriu que o exercício físico na água pode ajudar a tratar TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático), dependência e depressão. 

A hidroterapia por exemplo, que inclui o uso de saunas e piscinas de água quente, é usada para tratar condições como a artrite. Além de ficar à beira-mar e apreciar a vista, os cientistas também dizem que a atividade física em espaços azuis como natação, vela e pesca também possuem vantagens. 

Dessa forma, os estudos descobriram que passar um tempo em um espaço azul proporcionava benefícios diretos à saúde. Especialmente à saúde mental e ao bem-estar social.

Diante disso, os pesquisadores estão agora interessados em entender os benefícios emocionais e psicológicos de passar o tempo em espaços azuis naturais. Contudo, são necessários mais estudos para entender exatamente como os espaços azuis podem melhorar os problemas de saúde mental.

Leia também: Benefícios de estar em contato com a natureza

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

luto
Bem-estar Equilíbrio

Luto: Entenda a importância e saiba como lidar

O luto é um processo de angústia que todos os seres humanos passam durante a vida. Saiba como lidar com ele

frutas mais saudáveis do mundo
Alimentação Bem-estar Saúde

5 frutas mais saudáveis do mundo, segundo a ciência

Limão e morango são alguns dos itens presentes no ranking de frutas mais saudáveis do mundo. Veja a lista completa!

mulher fazendo o exercício crucifixo inverso na academia
Bem-estar Movimento

Crucifixo inverso: para que serve e como fazer?

Ombros e costas são os músculos mais exigidos no crucifixo inverso. Saiba mais sobre o movimento e veja como executá-lo corretamente