Esmalte dental: você sabe o que é?
O esmalte dental é a substância mais dura produzida pelo nosso corpo. Ele cobre os dentes, proporcionando uma camada exterior resistente. O esmalte é formado por 97% de minerais, como zinco e cobre, 2% de água e 1% de material orgânico. Além disso, sabe-se que íons de magnésio, carbonato e fluoreto influenciam nas propriedades de sua estrutura. Possui o aspecto translúcido, mas pode variar do amarelo-claro a um cinza-branco.
Por que o esmalte é importante?
Ele possui a função de proteger as zonas internas e mais frágeis dos dentes, conhecidas como dentina e polpa, sendo considerado a primeira e mais importante linha de defesa contra a cárie dentária. Um fator importante é que o nosso organismo não é capaz de renovar o esmalte, então é importante cuidar da alimentação e da rotina diária de higiene para manter os dentes saudáveis.
Assim, quando ocorre um desgaste do esmalte, a dentina acaba sendo exposta e, com isso, tem-se uma menor proteção da raiz do dente. Nesse caso, é comum acarretar na sensibilidade dental, pois, qualquer estímulo de calor, frio ou até mesmo de pressão terá um maior contato com essas zonas internas expostas, levando a sentir a hipersensibilidade.
Cuidados com o esmalte dental
O esmalte se degrada por causa de bactérias e pelo excesso de açúcares e de ácidos, que ao longo do tempo podem resultar em cáries. A saliva também possui papel importante, pois auxilia na proteção contra ácidos e enzimas, além de restaurar minerais dos dentes enfraquecidos. De maneira geral, tudo o que permite uma maior produção salivar pode ajudar os dentes. Por outro lado, tudo o que reduz a produção de saliva irá prejudicá-lo.
Bebidas e alimentos que ajudam no combate à cárie:
- Frutas e vegetais ricos em fibras, pois estimulam a mastigação e a produção de saliva;
- Consumo adequado de água para manter o pH básico e evitar a acidez excessiva;
- Produtos lácteos ajudam a produzir saliva e possuem cálcio, mineral importante para os dentes;
- Chá verde auxilia a reduzir a placa bacteriana, impedindo que as bactérias produzam ácidos, contribuindo no combate a cárie. Já o chá preto, contém flúor, que também ajuda na prevenção contra as cáries.
É importante destacar que o ideal é o consumo do chá sem adoçar para evitar o consumo do açúcar, que é prejudicial para a saúde dos dentes. Caso não consiga consumir desta maneira, vá diminuindo gradativamente a quantidade de açúcar ou adoçante adicionado à bebida até o seu paladar se acostumar com o sabor azedo ou amargo. Além disso, escove os dentes suavemente após as refeições, usando uma escova de cerdas macias, e faça uso do fio dental pelo menos uma vez ao dia.
Escolher os produtos certos também fazem diferença no cuidado dos dentes. É recomendado que se use escova de cerdas macias, como a Elmex Ultra Soft, e faça o uso de um creme dental com tecnologia avançada, como o Elmex Sensitive, que ajuda a fortalecer e remineralizar o esmalte enfraquecido, assim como garante proteção prolongada e alívio imediato da hipersensibilidade.
Caso você vá consumir alimentos ricos em açúcar ou amido, opte por ingeri-los durante ou logo após as refeições e não entre elas. De qualquer maneira, evite consumir em excesso:
- Balas, doces, refrigerantes e outras bebidas açucaradas, pois modificam o pH da boca, tornando-a ácida sendo prejudicial para o esmalte dentário;
- Bebidas alcoólicas, pois podem fazer com que a boca fique seca, diminuindo a produção de saliva.
Outros hábitos também podem prejudicar o seu esmalte dentário:
- Evite fumar e fazer uso de produtos com tabaco;
- Evite mastigar gelo ou alimentos muito duros.
Por fim, lembre-se de manter as consultas de rotina regularmente com o seu dentista e tenha atenção em alguns aspectos no seu dia a dia para manter o seu esmalte forte.