Escovação noturna é a mais importante para evitar cáries na infância

Saúde
12 de Janeiro, 2023
Escovação noturna é a mais importante para evitar cáries na infância

O dado é alarmante: estima-se que a cárie precoce da infância (CPI), popularmente conhecida como cárie de mamadeira, atinja cerca de 600 milhões de crianças no mundo todo. Na maioria dos casos, ela permanece não tratada. As informações são da IAPD (Associação Internacional de Odontologia) e foram publicadas em artigo no International Journal of Pediatric Dentistry, em 2019. Por isso, entenda agora mais sobre a escovação noturna, fundamental para evitar cáries na infância.

Leia mais: Como escovar os dentes corretamente?

Afinal, quais são as causas da cárie?

Para avaliar esse dado e promover a redução do número de casos, é fundamental apresentar a origem do problema. Atualmente, sabe-se que as principais causas da proliferação de bactérias da flora bucal e, consequentemente, do surgimento da cárie são: fatores biológicos, como a má higiene bucal; fatores comportamentais, como abuso do doce e chupar os dedos; e os fatores psicossociais, representados pela parcela da população que não tem acesso aos itens fundamentais para a higiene, como escova de dentes e creme dental.

Última do dia: escovação noturna é a mais importante

É durante o sono que o corpo reduz a produção da saliva. Dessa forma, a diminuição desse fluxo de saliva na boca unida à falta de escovação noturna cria o cenário ideal para a desmineralização dos dentes. Ou seja, a boca se torna um ambiente suscetível à proliferação de bactérias, principalmente por ficar mais aquecida durante o sono.

Nesse sentido, caso a criança não escove os dentes antes de dormir, esse processo vai causando a deterioração da estrutura dentária noite após noite. Como consequência, pode surgir a cárie.

Além disso, é importante mencionar que, mesmo havendo a troca dos dentes entre o final da infância e o início da adolescência, é fundamental promover a saúde dos dentes de leite. Isso porque eles são os responsáveis pela preparação e manutenção do espaço necessário para receber os dentes permanentes, bem como auxiliar na mastigação da criança, na fala, na estética e na autoestima.

Como prevenir a cárie em crianças?

Pelo conjunto de fatores, crianças que apresentam cárie têm um impacto negativo na qualidade de vida. Para evitar o problema, veja algumas ações importantes:

  • Conscientização dos pais e responsáveis, profissionais da saúde, além de professores sobre o tema;
  • Limitar o consumo de açúcares desde os primeiros anos de vida da criança;
  • Estimular a escovação dos dentes durante dois minutos. Além disso, nunca pular a escovação noturna, a mais importante do dia
  • Atentar-se ao creme dental, que deve apresentar concentração de flúor a partir de 1000 ppm e ser aplicado na escova em uma quantidade adequada
  • Por fim, visitas regulares a um odontopediatra

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

insulina oral
Saúde

Insulina oral: Pesquisadores desenvolvem novo tratamento para diabetes

A nova versão se mostrou mais prática e deve gerar menos efeitos colaterais

Ivete Sangalo pneumonia
Saúde

Ivete Sangalo é internada com pneumonia. Entenda o quadro

A pneumonia é uma infecção respiratória que causa tosse com muco ou pus, febre e dificuldade respiratória

foto de uma caderneta de vacinação com uma seringa
Saúde

Caderneta de vacinação em dia ajuda a evitar surtos de doenças

Especialistas alertam que a vacinação é um pacto de saúde coletivo